Minha opinião #8 - Se um viajante numa noite de inverno

15:33 Helena Dias 1 Comments

Nota:

Livro: Se um viajante numa noite de inverno
Autor: Ítalo Calvino
Sinopse: O inquieto autor italiano/cubano une as preocupações complexas da vanguarda literária com a fluência narrativa e um romance tradicional. O personagem principal é o Leitor, que compra este livro e se instala confortavelmente para lê-lo. É uma história ótima e cheia de mistério, mas quando o leitor começa a se empolgar, ela se interrompe - há um erro de encadernação no livro, que repete até o fim as mesmas páginas iniciais. É preciso voltar a livraria para trocar o exemplar e prosseguir a leitura. O exemplar seguinte, que não é o mesmo livro, é interrompido pelo mesmo motivo. Nessa busca da satisfação no prazer da leitura, o Leitor enfrenta situações absurdas, personagens bizarros, vive situações cômicas e conhece uma misteriosa Leitora, por quem se apaixona.

Curiosidade: Ítalo Calvino é filho de italianos, porém nasceu em Cuba e retornou á Itália logo após seu nascimento. Originalmente, essa obra foi publicada em 1979, chegando ao Brasil apenas em 1999 através da Editora Companhia das Letras.


Minha opinião: É um livro que necessita de muita atenção para lê-lo, pois, além de possuir um vocabulário um pouco difícil, sua narrativa é bastante complexa. [isso não quer dizer que o livro seja ruim, como pensam algumas pessoas]

Esse livro, por exemplo, ao mesmo tempo que é denso, é inovador. Tem uma qualidade inesperada, eu diria. É muito bem escrito e elaborado.
Parece confuso e, de certa forma, deve ser. É composto por histórias que se intercalam entre a busca do leitor pelos exemplares completos e as histórias narradas nos primeiros capítulos dos livros que caem em suas mãos. E, posso dizer com convicção, que Calvino souber mesclar muito bem essas histórias paralelas, tornando o confuso, compreensível.

Acredito que essa obra não tem começo, meio e fim. Tem apenas meios. É um tipo de literatura desafiante, que o autor soube trabalhar com enorme inteligência e astucia.

Só senti falta de duas coisas. Se a intenção de Calvino era fazer com que os leitores se sentissem os protagonistas, isso não aconteceu comigo. Basicamente, me senti um espectador assistindo e viajando por mundos diferentes. [apesar de ser uma crítica, gostei de apenas imaginar as cenas]
Outra coisa foi que senti falta de um pouco mais de empolgação. Não é que não existiu nenhuma. Em algumas partes, pode-se sentir essa empolgação. Mas, contando o livro como um todo, acho que deixou um pouco a desejar.

Enfim, é um livro bom, principalmente se você curte leituras "meio malucas". rs

Um comentário:

  1. Não curto leituras malucas haha, mas pelo que vi, é um livro complicado, e sei lá, tenho meio que trauma desse tipo de livro..rs. Só acho..

    ResponderExcluir