Dica #9 - 11ª FLIP
A 11ª Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, começou nesta quarta-feira [03/07/2013] com show de Gilberto Gil.
Depois de inserir o Brasil no circuito internacional de festivais literários, em 2003, a FLIP ficou como uma das principais festa de literatura do mundo, caracterizada não só pela quantidade de autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade.
Eu estive na 3ª FLIP, em 2005, e o festival é realmente fantástico, sem falar no modo como os turistas são tratados. Senti-me em casa, sem dúvidas!
Anyway...
O evento contará com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi.
Nos cinco dias de festa, a FLIP realizará cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes, apresentações de escolas, entre outros, distribuídos nas categorias Flip, Flipinha, FlipZona e FlipMais.
Reunido na Casa da Cultura e na tenda do telão, a programação intitulada FlipMais reúne eventos variados, entre o dias 4 e 6 de julho. Administrado por Miguel Conde e parceiros, as atividades complementam a programação principal na tenda de autores.
A cargo de diversidade, o músico Lobão e o jornalista e crítico André Barcinski debaterão Rock, MPB e cultura popular.
Assim como nas edições anteriores, a FlipMais oferece uma segunda oportunidade de contato com alguns dos autores da programação principal, além de debates sobre mercado editorial, educação e intercâmbios culturais.
Vencedora do Man Booker International Prize [prêmio literário dado a cada dois anos a um autore de qualquer nacionalidade que tenha um livro publicado em inglês ou, geralmente, disponível neste idioma] deste ano, a escritora norte-americana Lydia Davis e o crítico brasileiro Samuel Titan Jr. trocarão opiniões sobre o desafio de traduzir as obras do escritor francês Gustave Flaubert.
Outra atração internacional do FlipMais é o roterista argentino Eduardo Sacheri, autor do livro e do roteiro de "O Segredo de seus Olhos", premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro. Ele abordará as relações entre a palavra escrita e a imagem em movimento.
Em parceria com o Itau Cultural, as Noites de Cinema terá participação garantida mais uma vez. Serão dois longas-metragens de diretores brasileiros: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos, clássico baseado na obra do autor homenageado Graciliano Ramos e Ouvir o Rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles, de Marcela Lordy.
Na área musical, o espetáculo Vinicius 100: Palavra e Música reúne os talentos reconhecidos de Zé Miguel Wisnik, Paula Morelenbaum e Arthur Nestrovski. A apresentação traz uma seleção de músicas de Vinicius de Moraes e seus parceiros, alternadas por histórias e leituras de seus poemas.
A festa acontecerá de 3 a 7 de julho, com início às 17h.
Quem puder, acho que vale muito dar uma espiadinha no que está acontecendo por Paraty.
Mais informações no site: http://www.flip.org.br/
Oi Linda.
ResponderExcluirTudo bem?
Adorei seu blog, bem informativo.
Queria tanto ir para um evento desse porte. Uma pena eu morar a km de distancia.
Já estou seguindo.
http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥
Muito obrigada, flor!! Seguindo de volta
ExcluirPois é... esses eventos são T-U-D-O... Como eu disse, fui em 2005 e foi ótimo. Imagina como deve estar agora com tanta coisa que evoluiu!
Aguardo mais visitas!
Beijos...
Nossa, queria muito ir no Flip, ouvi falar tanto desse evento! Parabéns viu? Adorei o post, até consegui saber de coisas que não sabia sobre o evento.
ResponderExcluirBeijinhos, Marca Provisória. (http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/)
Eu tbm gostaria muito de ir esse ano, Thamires. Mas, infelizmente não poderei...
ExcluirO evento é ÓTIMO e vale muito a pena! Quem sabe ano que vem! rs
Beijos e obrigada pela visita!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirA Flip parece ser realmente incrível. Eu nunca fui, minha mãe estava quase indo nessa, mas no final a gente acabou não indo : /
Beijos, Rafael Augusto.
Enseada das Letras
Oi, Rafael...
ExcluirA FLIP é realmente ótima!! Eu tive a oportunidade de ir em 2005.
Imagino que agora deve estar muito melhor.
Beijos e obrigada pela visita!