Dica #9 - 11ª FLIP

11:51 Helena Dias 6 Comments



A 11ª Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, começou nesta quarta-feira [03/07/2013] com show de Gilberto Gil.


Depois de inserir o Brasil no circuito internacional de festivais literários, em 2003, a FLIP ficou como uma das principais festa de literatura do mundo, caracterizada não só pela quantidade de autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade.

Eu estive na 3ª FLIP, em 2005, e o festival é realmente fantástico, sem falar no modo como os turistas são tratados. Senti-me em casa, sem dúvidas!




Anyway...
O evento contará com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi.

Nos cinco dias de festa, a FLIP realizará cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes, apresentações de escolas, entre outros, distribuídos nas categorias Flip, Flipinha, FlipZona e FlipMais.

Reunido na Casa da Cultura e na tenda do telão, a programação intitulada FlipMais reúne eventos variados, entre o dias 4 e 6 de julho. Administrado por Miguel Conde e parceiros, as atividades complementam a programação principal na tenda de autores.


Hoje, quinta-feira [04/07/2013], o escritor e biógrafo Ruy Castro conversará com o jornalista Paulo Werneck e com o público sobre a experiência de escrever sobre a sua própria vida. Um debate sobre a construção de políticas públicas de incentivo à leitura terá a participação de José Castilho Marques Neto e dos deputados Fátima Bezerra e José Stédile.

A cargo de diversidade, o músico Lobão e o jornalista e crítico André Barcinski debaterão Rock, MPB e cultura popular.

Assim como nas edições anteriores, a FlipMais oferece uma segunda oportunidade de contato com alguns dos autores da programação principal, além de debates sobre mercado editorial, educação e intercâmbios culturais.
Vencedora do Man Booker International Prize [prêmio literário dado a cada dois anos a um autore de qualquer nacionalidade que tenha um livro publicado em inglês ou, geralmente, disponível neste idioma] deste ano, a escritora norte-americana Lydia Davis e o crítico brasileiro Samuel Titan Jr. trocarão opiniões sobre o desafio de traduzir as obras do escritor francês Gustave Flaubert.

Outra atração internacional do FlipMais é o roterista argentino Eduardo Sacheri, autor do livro e do roteiro de "O Segredo de seus Olhos", premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro. Ele abordará as relações entre a palavra escrita e a imagem em movimento.


Em parceria com o Itau Cultural, as Noites de Cinema terá participação garantida mais uma vez. Serão dois longas-metragens de diretores brasileiros: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos, clássico baseado na obra do autor homenageado Graciliano Ramos e Ouvir o Rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles, de Marcela Lordy.

Na área musical, o espetáculo Vinicius 100: Palavra e Música reúne os talentos reconhecidos de Zé Miguel Wisnik, Paula Morelenbaum e Arthur Nestrovski. A apresentação traz uma seleção de músicas de Vinicius de Moraes e seus parceiros, alternadas por histórias e leituras de seus poemas.

A festa acontecerá de 3 a 7 de julho, com início às 17h. 
Quem puder, acho que vale muito dar uma espiadinha no que está acontecendo por Paraty.

Mais informações no site: http://www.flip.org.br/



6 comentários:

  1. Oi Linda.
    Tudo bem?
    Adorei seu blog, bem informativo.
    Queria tanto ir para um evento desse porte. Uma pena eu morar a km de distancia.
    Já estou seguindo.

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, flor!! Seguindo de volta

      Pois é... esses eventos são T-U-D-O... Como eu disse, fui em 2005 e foi ótimo. Imagina como deve estar agora com tanta coisa que evoluiu!

      Aguardo mais visitas!
      Beijos...

      Excluir
  2. Nossa, queria muito ir no Flip, ouvi falar tanto desse evento! Parabéns viu? Adorei o post, até consegui saber de coisas que não sabia sobre o evento.

    Beijinhos, Marca Provisória. (http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gostaria muito de ir esse ano, Thamires. Mas, infelizmente não poderei...

      O evento é ÓTIMO e vale muito a pena! Quem sabe ano que vem! rs

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    A Flip parece ser realmente incrível. Eu nunca fui, minha mãe estava quase indo nessa, mas no final a gente acabou não indo : /

    Beijos, Rafael Augusto.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael...

      A FLIP é realmente ótima!! Eu tive a oportunidade de ir em 2005.
      Imagino que agora deve estar muito melhor.

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir