[Entrevista] - Eduardo Spohr

12:30 Helena Dias 4 Comments

Eduardo Spohr é um jornalista, escritor, professor, blogueiro e podcaster brasileiro. É o autor de A Batalha do Apocalipse, livro entre os mais vendidos no segundo semestre de 2010 no Brasil, e participante do Nerdcast, do blog Jovem Nerd.



Spohr nasceu em julho de 1976 e é filho de um piloto de aviões e de uma comissária de bordo. Embora não tenha religião, seu contato com diversas culturas e a iminência de conflitos na Guerra Fria, durante sua juventude, o motivaram a escrever sobre o fim do mundo e religião em seu livro A Batalha do Apocalipse, situando a trama em várias civilizações. Antes de trabalhar nessa obra, estudou Comunicação Social, a princípio, dedicando-se à Publicidade, porém voltando mais tarde a sua preferência para a profissão de jornalista. Trabalhou os primeiros anos da década de 2000 como repórter, analista de conteúdo do portal iBest e editor do portal Click21.

Já como colaborador do blog Jovem Nerd ao participar do podcast Nerdcast, publicou seu livro na Nerdstore, loja virtual da página, pelo selo NerdBooks, vendendo mais de quatro mil exemplares, ainda sem amparo de editoras. Em junho de 2010, o Grupo Editorial Record publicou A Batalha do Apocalipse pelo selo Verus, vendendo, até dezembro do mesmo ano, 50 mil cópias. Logo em seguida, em 2011, lançou o primeiro livro da série Filhos do Éden intitulado Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida e depois, em 2013, publicou o segundo, chamado Filhos do Éden: Anjos da Morte.

ENTREVISTA

Café com Livro: Como surgiu a ideia de começar a escrever?
Eduardo Spohr: Desde os seis anos, creio, no mesmo ano que me alfabetizei. Mas o gosto mesmo pela leitura veio depois, na adolescência, quando comecei a jogar RPG.

CcL: Você teve influência de outros autores no seu trabalho? Quais?
ES: Stephen King, Tolkien, Anne Rice, José Louzeiro, Robert E Howard, Ken Follet, HP Lovecraft, James Clavell... tantos. Claro, todos eles foram grandes influências.

CcL: Existe algum motivo especial para você ter escolhido os anjos como tema do seu livro?
ES: Era um tema que eu curtia. Por que não escrever uma história nesse cenário?

CcL: Qual foi a sua primeira reação ao perceber o sucesso dos seus livros?
ES: Fiquei muito feliz, claro. Sinal de que alguém estava gostando daquelas coisas que eu escrevia. É muito recompensador.

CcL: Já ouvi/li que alguns amantes da leitura te chamam de Anjo Literário Brasileiro. O que acha desse apelido?
ES: hehehe. nao conhecia. legal :)

CcL: "A Batalha do Apocalipse" foi lançado, primeiramente, pelo site Jovem Nerd. Você acha que isso pode definir o seu livro como literatura nerd?
ES: Acho que não. Até porque o livro, hoje, atinge outros públicos, que vão muito além da galera do Jovem Nerd.

CcL: O mesmo livro traz diversos assuntos, como a Torre de Babel e a Arca de Noé. Qual foi a sua principal fonte de pesquisa?
ES: Os seguintes livros:1) O Livro do Gênese - Robert Graves e Raphael Patai; 2) The Dictionary of Angels - Gustav Davidson.

CcL: "Filhos do Éden" segue como um complemento de "A Batalha do Apocalipse". Você já tinha pensado nisso ou foi um insight?
ES: Já tinha. Desde que terminei ABdA já estava com essa história na cabeça.

CcL: Você dedicou o seu primeiro livro ao seu avô, Carlos Spohr, que o influenciou a gostar de histórias fantásticas. Como foi essa influência?
ES: Ele sempre me contava histórias que me faziam viajar. E, sem dúvida, isso ajudou a formar minha mente.

CcL: Em parceria com os meninos do Jovem Nerd, você lançou o livro "Protocolo Bluehand - Alienígenas". Como surgiu a ideia?
ES: Queríamos fazer algo no estilo "Guia de Sobrevivência aos Zumbis", mas não podíamos fazer algo que fosse igual, ou mais do mesmo. Eu sugeri então aliens em vez de zumbis e eles curtiram a ideia.

CcL: Você escreve o Filosofia Nerd, faz parte da equipe Jovem Nerd e já trabalhou em diversos portais. Você acha que a internet contribuiu para o sucesso dos seus livros? Como?
ES: Com certeza. Me ajudou e ainda me ajuda a me comunicar com os meus leitores, e eles, sim, me ajudam pra caramba, me apoiam e fazem críticas. Uma grande ajuda, sempre.

CcL: Se "A Batalha do Apocalipse" e "Filhos do Éden" fossem parar nas telinhas, o que seria melhor: um longa ou uma série? Algum diretor preferido?
ES: Hehehe. Difícil dizer. Qualquer coisa que fosse bem feita, seria legal.

CcL: Você tem alguma mania de escritor?
ES: Nao que eu me lembre...

CcL: Está lendo algum livro nesse momento? Qual? Recomendaria?
ES: Sim, muito. Deuses Americanos. Muito bom.

CcL: Para finalizar, poderia deixar uma mensagem para os seus fãs?
ES: Um abração para todos. Espero que curtam os livros :)

____________________________________________

Gostaria de agradecer ao Eduardo pela entrevista e pela simpatia!!
Que o seu sucesso aumente cada vez mais!!

4 comentários:

  1. Adorei a entrevista Lena. Nunca li um livro dele, mas agora fiquei interessada. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Sa!! São temas ótimos e muito bem trabalhados.

      Beijos

      Excluir
  2. Muito legal a entrevista Lena. Pena que não consegui pegar um autografo dele na Bienal!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só acho que ele tem que aparecer na do Rio ano que vem!! ahaha

      Beijos

      Excluir