Minha Opinião #19 - A Culpa é das Estrelas
Nota: ☆☆☆☆Livro: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Sinopse: O livro narra a história de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Hazel, uma adolescente de 16 anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões e, Augustus, de 17 anos, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para lidar com uma doença que lentamente leva a vida das pessoas. Um livro tocante e inspirador.
Curiosidade: A menina que inspirou a criação da personagem principal do livro se chama Esther Grace Earl, nasceu em 3 de Agosto de 1994 em Massachusetts. Ela se mudou para a França em Novembro de 2006, onde foi diagnosticada com carcinoma papilar da tireóide (um câncer maligno), já com metástase pulmonar. Esther e John se conheceram no verão de 2010 em uma convenção de fãs de Harry Potter e, desde então, criaram um laço de amizade muito forte. Ela faleceu em 25 de agosto de 2010, logo após completar 16 anos e, dois dias depois de sua morte, John postou um vídeo na internet, dizendo o quanto ficou abalado, prestando as suas condolencias à família e dizendo para Esther descansar em "awesome".
Minha Opinião: Se há uma linha sutil entre se emocionar e se debulhar, Hazel e Augustus (com certeza) cruzam essa linha.
A culpa é das estrelas traz uma história de amor bem oposta a qualquer uma dessas sagas de adolescentes. Primeiro, os personagens não são o típico casal de adolescentes cheios de mimimi. Segundo, o clima tenso e pesado diverge totalmente daqueles romances água com açúcar. Hazel tem seus momentos de delicadeza, mas ela tem uma personalidade forte e (muito bem) formada, o que facilita muito se encantar pela personagem. Augustus, por sua vez, tem todas as características físicas de um galã teen, mas suas opiniões confrontantes sobre o mundo e alguns autoconhecimentos fogem totalmente dos padrões de adolescentes bonitos, mas sem conteúdo.
Achei interessante o modo como os protagonistas conseguem dar um sentido novo para as suas vidas. O livro mostra que a pessoa certa, na hora certa, pode mudar a sua forma de pensar. Não estamos sozinhos no mundo, nem devemos estar. Hazel e Gus são a prova disso. Quando for para ser, será mais fácil e mais de repente do que imagina.
É um romance que sai completamente dos vários clichês da literatura. É um livro que ajuda a repensar sobre o nosso lugar no mundo. Nos mostra que estamos sujeitos a tudo, em qualquer momento, e que nada é o que parece ser.
PS.: Dei 4 estrelas por ser uma atmosfera muito pesada e com muita melancolia. Eu sei que é isso fazia parte e tal, mas pode deprimir, se você não tiver um bom sistema psicológico.
Eu gostei bastante de sua resenha ♥ faz um tempinho que quero esse livro, gosto do fato dele sair completamente dos romances clichês, so fiquei meio receosa com essa melancolia toda, preciso estar no espírito para ler algo assim. Gostei da curiosidade, não sabia sobre Esther!
ResponderExcluirum abraço!
Pan
http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html
Muito Obrigada, Pan (olha a intimidade rs)
ExcluirÉ um livro triste mesmo (em todos os momentos, até nos alegres rsrs), mas é um livro ótimo. Uma lição mesmo!!
Beijos!
Lena, todos que dizem que esse livro é modinha deviam ler essa resenha, é justamente isso que penso e não consegui me expressar..rs, sério. Aliás, nem chega a ser meloso como muita gente acha. Parabéns pela resenha!! Beijos
ResponderExcluir