[Minha Opinião] Tequila Vermelha - Rick Riordan

12:41 Helena Dias 10 Comments


Nota: ☆☆☆☆
Livro: Tequila Vermelha (Série Tres Navarre)
Autor: Rick Riordan
Editora: Record


Sinopse: Quando Jackson "Tres" Navarre e seu gato, Robert Jonhson, chegam à cidade de San Antonio, são recepcionados por uma quantidade enorme de problemas.Navarre deixou a cidade e as memórias do assassinato do seu pai para trás, há dez anos. Agora ele está de volta, e quer respostas. Mas, quanto mais Tres de aprofunda na busca por razões que afastem as suas suspeitas, mais o crime do passado volta ao presente, e aumentam as complicações que o rodeiam: envolvimento com a máfia, subornos em empreiteiras e astutos jogos políticos.Fica cada vez mais óbvio que Tres mexeu em um vepeiro. Ele é baleado, atacado, atropelado por um Thunderbird azul... e, ainda por cima, sua antiga [e ainda desejada] namorada está desaparecida.Navarre precisa resgatar a moça, entregar os assassinos do seu pai à Justiça e dar o fora antes que a máfia texana o alcance. As chances de continuar vivo nunca lhe pareceram tão distantes...

Curiosidade: Riordan quis uma vez se tornar um guitarrista, e ele até se matriculou na North Texas State para aprender a tocar guitarra.


Minha Opinião: Esse é o primeiro livro da série Tres Navarre e, antes de mais nada, gostaria de enfatizar que esse livro não tem nada a ver com as aventuras de Percy Jackson. NADA MESMO. É um livro muito mais adulto e trabalha com coisas muito mais próximas da realidade.


"Nunca se aproxime de uma coisa morta até que ela esteja fria como o chão. Nunca." p.123.

Riordan nos apresenta à cidade de San Antônio, no sul do Texas, seu clima quente e úmido e sua grande influência mexicana na cultura da região.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista, Jackson "Tres" Navarre, e possui uma linguagem bem simples e rápida de ler. Falando em personagem principal, acho que o legal do Tequila Vermelha não é a história em si, que é um pouco previsível, mas sim o Tres Navarre. Ele é um personagem meio antagônico. É bem largadão, gosta de tomar tequila e não tem medo de dizer a verdade na cara de gente perigosa, mas, ao mesmo tempo, ele acorda cedo, pratica Tai Chi e segue um pouco essa filosofia oriental. Isso ficou bem forte dentro de todo o enredo. Eu gostei!!
Além disso, ele é o tipo de personagem que se abre ao leitor. Fala das suas forças, fraquezas, angústias, dúvidas, seus medos e desejos. Tem um humor ácido e um sarcasmo natural. Não tenta se fazer de mocinho, nem tenta ser o melhor. O que ele quer é apenas solucionar toda essa história que o atormentou por 10 anos.



"Três horas depois eu deveria estar dormindo no futon com Robert Johnson roncando no meu ouvido. Em vez disso, estava agachado no mato em frente a uma cerca de tela.- Nenhum sinal de vida inteligente - eu disse para a vaca perto de mim.Ela mugiu em aprovação." p. 179

Tequila Vermelha esconde segredos, sujeira política, corrupção, chantagens e o passado sujo de muita gente. É um romance policial diferente, afinal Jack não é um detetive metódico 
[começando pelo fato de não ter licença para exercer a profissão, né?! rs], que dá pistas durante o livro. E, esqueça aquilo de tentar adivinhar os porquês. Não que não tenha como fazer isso, mas a história é contada de uma forma tão envolvente que tentar adivinhar as coisas deixa de ser algo relevante.

Com esse livro foi possível perceber que Riordan é capaz de muitas coisas. A narrativa é completamente diferente, a escolha de palavras, o enredo, a descrição de locais e personagens... Gostei bastante do livro e recomendo.
Só não dei 5 estrelas porque achei que ele colocou mistérios demais e isso pode ser um pouco cansativo e, como eu já tinha falado, pode deixar a história meio previsível.


"A primeira coisa que percebi quando a luz acendeu foi a cor da minha mão. Depois, a coisa na qual eu estava sentado. Pensara que era um colchão d'água, pela forma como cedia ao meu peso, mas colchões d'água não são cobertos por seda azul e não têm cabelos brancos. Levantei, virei o corpo e meu rosto ficou tão contorcido quanto o do cadáver...O sangue fluíra de seu pescoço com tanta abundância que finalmente floresceu e secou em uma enorme, grotesca rosa...Tentei lembrar ao meu estômago que ele ainda pertencia às minhas entranhas, não à minha boca.Ele não era um bom ouvinte..." p. 248

Beijos Literários!!


P.S.: Não se esqueçam que esse é um dos livros do sorteio Folia Literária. Clique aqui e participe!!

10 comentários:

  1. Aah que legal! Vou colocar aqui na lista de desejados, vou dar uma segunda chance para o Riordan conquistar meu coração. Já gostei bastante do personagem principal, resta saber sobre o desenvolvimento da história ;P

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, flor!! Não sou muito fã de Percy Jackson e fiquei meio receosa com esse livro, mas dei uma chance e gostei.
      Quem sabe não acontece o mesmo com você!!

      Beijos.

      Excluir
  2. Tenho bastante vontade de ler este livro para saber se o o Rick consegue me prender com histórias que não sejam juvenis, cheias de mitologia e etc.

    Aparentemente parece ser bem legal e pelo que li na resenha acho que vou gostar bastante!

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse é uma história bem mais adulta, com temos mais reais. É bem legal, sim!!

      Espero que goste!!
      Beijos.

      Excluir
  3. Mais um livro para minha lista de leitura... *-*
    O cara nem escreve né?? É uma dó... kkkk Apaixonada pelos livros dele. ♥ Pelo menos o que eu já li. haha
    E interessante ele meio que mudou o estilo dele de escrever então?? Pelo que entendi... Adorei a resenha.

    Beijos
    http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... mudou bastante, Ana. Ele meio que fez tipo a J.K. e se deu bem porque o livro é muito bom.

      Beijos.

      Excluir
  4. Eu tenho esse livro, foi o terceiro livro do Riordan que eu li e acho ele simplesmente fantástico!
    Eu achei que ia ser uma leitura chata e cansativa, mas acabou sendo uma leitura rápida e fluente.
    Com esse livro o Riordan mostrou que pode ser um ótimo escritor mesmo fora da fantasia.
    orefugioliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que não levava muita fé nele, mas mordi a língua! hahaha
      Ele é muito bom mesmo.

      Beijos.

      Excluir
  5. Que interessante! Não sabia que Riordan estava investindo em um público mais adulto! Bacana! Me interessei!
    http://mygirlyandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Mah, eu descobri por acaso também e, quando li a sinopse, fiquei super interessada. Vale a pena ler!!

      Beijos!!

      Excluir