Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington

10:08 Helena Dias 2 Comments

Livro: Claros Sinais de Loucura
Autora: Karen Harrington
Editora: Intrinseca


Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra. Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu. Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.
[Minha Opinião]

Eu estava tentando me controlar para não comprar mais livros até a Black Friday desse ano, mas eis que o Submarino lança a promoção de 5 livros por 50 dilmas. Sabe quando você coloca alguns livros no carrinho só pra ter o gostinho de vê-los lá? Pois é, fiz isso inocentemente. Porém, quando eu vi que o frete era grátis, não resisti. Dentre esses livros estava "Claros Sinais de Loucura". Eu já tinha ouvido falar bastante desse livro e, depois que li a sinopse, decidi que seria uma ótima leitura.

Bom, esse livro conta a história de Sarah Nelson, uma menina que vive uma vida um tanto diferente. Desde pequena, ela e o pai mudam constantemente de cidade. Isso tudo porque, aos dois anos de idade, a mãe de Sarah tentou matá-la afogada e isso teve uma grande repercussão, não deixando ela e o pai viverem uma vida de paz. Prestes a completar 12 anos, ela não sabe nada sobre a sua mãe, além do fato dela ser louca e estar internada. Conversar com o pai sobre o assunto se tornou algo praticamente impossível, já que ele prefere se afogar em whiskey e remoer o passado. Conforme vai formando pensamento e desenhando a sua personalidade, Sarah adquiri certos hábitos, como colecionar palavras-problema, conversar com uma planta, escrever em seus dois diários (um falso e outro verdadeiro) e procurar claros sinais de que está ficando louca. Confusa, curiosa e levemente magoada, a menina procura alcançar uma vida diferente, uma vida mais normal e menos louca.

"Amor pode ser uma palavra-problema para algumas pessoas. Loucura também.Eu sei bem." p.11

Sarah é uma quase adolescente esperta, perspicaz e muito observadora, o que deixa a narrativa muito envolvente (sim, é em primeira pessoa). Sem nenhum tipo de vergonha ou ressentimento, ela nos conta sobre a sua mãe, suas memórias e seus pensamento. Além desses reflexões, Sarah nos deixa fazer parte da vida dela, relatando todas as transformações pelas quais está passando. Como toda jovem que entra na adolescência, Sarah sente falta de uma mãe que a explique sobre "as coisas de menina". É como se você estivesse lendo o diário de Sarah - o verdadeiro.

"Sentir duas coisas ao mesmo tempo deve ser um dos primeiros sinais de loucura." p.59

Uma das coisas que achei muito legal também é a constante citação do romance "O Sol é para Todos", que é muito estudado nos EUA por ter uma forte presença do preconceito nos anos 30. A autora Harper Lee passa belas mensagens sobre igualdade e respeito. (Se quiserem, posso resenhar esse livro também. Deixe nos comentários)

Claros Sinais de Loucura é um livro reflexivo, divertido e emocionante.Trata-se de uma obra sobre superação, crescimento, amadurecimento, mudanças e sentimentos. Tudo isso se torna completamente perceptível no decorrer na história. Achei excelente a forma como autora consegue fazer a transição entre a Sarah retraída, presente no início do livro, e a Sarah mais madura. É suave e calma. Sei que não há comparações, mas esse livro me lembrou muito "As Vantagens de ser Invisível". Acho que pelo modo como é escrito e pela sutileza apresentada. Enfim...

"É isso o que eu sou. Uma cripta de segredos. Eles se agitam dentro do meu peito como pássaros engaiolados que querem fugir, mas têm medo de voar." p.97

Livro recomendadíssimo!!


Beijos Literários!!

2 comentários:

  1. Mas que livro fofo! rsrsrsr A personagem principal parece ser tudo de bom (gostei do fato de ela ter um dicionário para palavras-problemas). Para uma garota de 12 anos ela é espera demais, kkk. O legal que não é aqueles livros de adolescentes para adolescentes, aqueles meio infantis, né?

    Quando começa a Black Friday ? Estou desinformadíssimo !

    Rodolfo Ramos
    http://atributosdeverao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodolfo. Sim, ele me lembrou bastante As Vantagens de ser Invisível.
      A Black Friday é dia 28/11.

      Beijos

      Excluir