A Base do Iceberg - Flávio Sanso

12:55 Helena Dias 36 Comments

Livro: A Base do Iceberg
Autor: Flávio Sanso
Editora: Schoba
Ano: 2013
Páginas: 324
ISBN: 9788580132786





Sinopse: A Base do Iceberg conta Pedro, um jornalista aficionado pela história de seu país, principalmente quando se trata de um episódio conhecido como a Revolução Fraterna.
Em meio a conflitos internos, que evolvem a culpa pelo fim de seu casamento e o desmoronamento de sua carreira, ele tem a oportunidade de trabalhar em um projeto que lhe permite extravasar seu idealismo. Mas essa também será a forma de descobrir que tudo vai muito mais além do que aquilo que se pensa conhecer.
[Nota Pessoal]

Imaginem o que se passou pela minha mente no momento em que eu li o seguinte:

"É estranho abrir os olhos após o nada. A existência, que havia sido suspensa, é acionada pela caridade, e então emergimos do grande vazio em que estávamos mergulhados. Acordar é um ato desesperador. Se não nos damos conta disso, é por causa da reiterada prática de despertar a que estamos submetidos desde o primeiro choro. Ainda não conheço alguém, além de mim, que nunca tenha sonhado o tipo de sonho que se tem durante o sono.

Esse nada mais é que o primeiro parágrafo do primeiro capítulo do livro. Gente, O LIVRO JÁ COMEÇA BOM!!

Eu fui convidada pelo autor para fazer essa parceria. Busquei informações sobre o livro e, quando li a sua sinopse, achei deveras interessante. O que eu não imaginava era que esse interessante fosse se transformar em sensacional. Exatamente, meus caros leitores, esse livro é simplesmente um dos melhores livros que eu li esse ano. Eu o recomendo, sem nenhuma sombra de dúvidas.

"A ausência do amor estava muito clara, mas, considerando que eu havia consolidado uma relação repleta de companheirismo, cuidado e respeito, não seria esse amor um mero capricho?" p. 54

Primeiramente, o que eu tenho a dizer é: precisamos de mais escritores assim nesse Brasil!! Além de ter a escrita impecável, Sanso deixa transparecer certa classe digna dos grandes escritores brasileiros, sem aquele tom de rebuscado arcaico. Pelo contrário, ele sabe usar muito bem e com precisão, toda a extensão de palavras presentes no nosso complexo vocabulário sem tornar isso maçante. Existe fluidez na sua forma de se expressar, o que torna a leitura rápida. Por vários momentos, pensei em como a maneira de escrever do autor me lembra Chico Buarque.

Como não falar da revisão?! Meus parabéns aos envolvidos, pois não há um erro sequer. NENHUM mesmo!! Se bem que, julgando pela escrita do autor, eu duvido que houvesse muito a ser corrigido. No máximo, erros de digitação.

"A vida é uma estrada de muitos altos e baixos. Se alguns dias antes, eu estava eufórico, carregando comigo a motivação dos que iniciam um desafio excitante, naquele décimo primeiro dia eu sentia se aproximar o cheiro nauseante do fracasso." p.120

Narrada no primeira pessoa, o livro nos permite saber o ponto de vista não só de Pedro, o protagonista, mas também de outros personagem que cruzam o seu caminho. Isso fez o livro mais instigante a cada virar de uma página.

As críticas políticas e sociais estão fortemente presentes na narrativa do autor, fazendo com que os fatos fictícios projetem uma alusão aos fatos históricos brasileiros. Lembrei de diversas coisas que li, como os episódios criminosos na Batalha de Acosta Ñu, ou os crimes de guerra na lista de leis internacionais, após a Segunda Guerra Mundial, as barbaridades da ditadura... A ficção se choca com a realidade em muitos momentos dessa leitura, te levando a crer que o fictício pode ser real.

"O pior julgamento é aquele em somos os juízes de nós mesmos." p.225

É um livro maduro, em que a trama vai se desenrolando e criando corpo no decorrer da história, causando reviravoltas inesperadas e um final maravilhosamente surpreendente. Fiquei extasiada com o desfecho da obra. Foi genial. Bato palmas de pé para ao autor!!



Se pensa que acaba por aqui, está muito enganado. O Flávio, muito gentilmente, cedeu um exemplar para ser sorteado aqui no blog. Preencha o formulário abaixo para concorrer. Atente-se para as regras descritas no próprio formulário. (Terms & Conditions)

a Rafflecopter giveaway

Marcos, você tem 3 dias para responder ao e-mail que lhe foi enviado. Do contrário, o sorteio será refeito.

Beijos Literários.

36 comentários:

  1. Oi Lena, você me falou tanto do livro antes da resenha, que já vim conferir toda empolgada, e agora tenho mais vontade de ler ainda, sei que não é qualquer livro que te conquista, e quero ter o prazer de ler essa obra que me já me achou a atenção desde que foi comentado entre nós, então eu preciso muito ganhar!!!!! Sorte pra mim!!! Hehehe

    ResponderExcluir
  2. participando >< e-mail:andriele_rosa@live.com twitter:@bbdomahone facebook: https://www.facebook.com/andriele.rosa.90 GFC:andrielerosa

    ResponderExcluir
  3. Helena!
    Carecemos de bons escritores voltados para análise política e social do nosso país.
    Bem interessante a premissa do livro e sua avaliação, vale a pena a leitura.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Flávio foi um tremendo achado!!! Vale super a pena!!

      Beijos.

      Excluir
  4. Nossa, resenha muito boa. A obra em si me chamou atenção, principalmente por se tratar de um livro com críticas maduras (como você mesma disse). É muito legal ver autores brasileiros se superando.
    Até,
    Rodolfo Ramos

    atributosdeverao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rodolfo. Eu adoro esse tipo de livro, sabe. Geralmente, essas sagas atuais não chamam muito a minha atenção.

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  5. Participando ;)
    larissaleal_s@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Só a sinopse em si do livro conseguiu me prender, sem falar na explicação que você deu do livro me fez ter muito mais vontade de fazer a leitura! Ainda mais pelo tema que está sendo explorado no mesmo!
    Espero poder lê-lo brevemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!! Que bom que gostou. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo porque não irá de arrepender!!!

      Beijos e boa sorte no sorteio!!

      Excluir
  7. Adorei a resenha....e quando se trata de auto-superação acho que as historias ficam bem mais interessantes,quero a oportunidade de ler todinho =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luciana!! Espero mesmo que tenha essa oportunidade.

      Boa sorte e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. O que mais gosto em ler resenhas, é justamente encontrar um blogueiro que reconhece o trabalho dos escritores brasileiros, embora seja devido uma parceria direta com o autor, creio em sua imparcialidade e acredito na veracidade das informações oferecidas.
    Você soube como cativar seus leitores ao mencionar a ficção chocando com a realidade, quer dizer cativou no minimo a minha pessoa, eu adoro leituras que se parecem com a realidade, aquela que podemos visualiza-la acontecendo na nossa frente, não que desgoste da pura ficção, apenas tenho uma predileção pela ficção realística.


    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  9. Passando somente para deixar o email, esqueci desse pequeno detalhe.
    Participando!!
    julielton8@hotmail.com

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julielton. Fico muito feliz que a minha resenha tenha te cativado. É sempre muito gratificante saber que alguém gostou do que escrevi. Obrigada!!

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  10. Excelente resenha. Só de ler me deu vontade de ter o livro.Gosto muito de livros
    que misturam realidade com ficção e pelo que pude ver esse traz isso muito bem
    desenvolvido na trama. Quero muito esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Sueli.

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  11. a sua resenha me deixou muito curiosa p/ conhecer a obra de fravio. ele parece escrever muito bem, e de um assunto que eu gosto muito: sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, flor!! Espero que tenha a oportunidade de ler essa obra maravilhosa.

      Beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  12. Iceberg já é um assunto tentador; num livro, melhor ainda e depois de ler a resenha, muita vontade de ler. Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Estela!!! Fico feliz que tenha gostado.

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  13. Nossa, fiquei impressionado com o uso das palavras em sua resenha Lena, achei que soube descrever com precisão e sabedoria a obra... Parabéns e digo que você é uma ótima resenhista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luan!! Que bom que gostou!!!

      Beijos e obrigada pela visita!! =D

      Excluir
  14. Participando e torcendo!!
    Francisca Elizabete B. dos Santos
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Bela resenha, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, familiarizando todos como o livro, despertando o interesse de quem lê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Willian!! Que bom que gostou!!!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  16. A resenha nos apresenta um bom livro, com uma leitura cativante, daquelas que prende a atenção dos leitores até a última página, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena sim, Andressa!! =D

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  17. Realmente o livro para ser bem intrigante, e se a resenha já mostra isso, imagina lendo o próprio? Fico muito feliz quando vejo que o Brasil está produzindo ótimos escritores. Parábens, beijos
    wanderleadiogenes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico muito feliz quando vejo a qualidade literária que temos no nosso país através de autores como o Flávio!!

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  18. Ficou uma dúvida sobre o livro: seria um romance investigativo, no caso?
    Pelo que você escreveu na resenha é fruto de um trabalho de pesquisa caprichado, que é uma coisa que me encanta deveras e resulta nessas obras que caminham nessa tênue linha entre ficção e realidade. Isso demonstra uma preocupação do autor com seus leitores também.
    No mais, não conheço esse autor ainda, mas é sempre bom saber que temos produzido obras tupiniquins de qualidade.
    jaqueborchardt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaqueline. A obra tem um pequena (muito pequena) parte investigativa. Não posso falar muito por razões de spoiler. Rsrs
      Fico feliz que tenha gostado!!

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  19. Não acredito que não ganhei... que triste.. :-(

    ResponderExcluir