Brilho da Minh'alma - Joyce Xavier
Autora: Joyce Xavier
Editora: Deuses
Sinopse: Autêntica e ousada, sem perder a sensibilidade. É assim que defino Joyce Xavier, se é que ela é capaz de ser definida pelo principal instrumento de seu maior talento: as palavras.É difícil definir alguém que consegue transmitir sentimentos e pensamentos para o papel a ponto de nos fazer sentir que somos os personagens dos seus textos. Assim, é inevitável não se identificar com o que ela escreve, já que seus textos são exatamente o equilíbrio entre uma acidez espontânea, que transborda sua sinceridade sem censura, e a delicadeza de uma notável e surpreendente doçura, que torna a sua arte ainda mais bonita e admirável!A tal da Joyce Xavier é uma escritora que rabisca o que a alma vive... Ao lermos os seus escritos, sentimos não só a sua alma magnífica, mas, a nossa própria alma, devido às suas vivências e boas doses de verdade. Enfim, mergulhamos em suas reflexões, que se tornam nossas. O que ela escreve, muitas vezes, é o que o nosso coração sente e a nossa voz não encontrou palavras para expressar. Sou uma grande fã do seu trabalho e agradeço muito pela honra de acompanhar o seu incrível potencial, que tantas vezes me ajuda a encontrar as respostas das perguntas que a vida me faz. E, apesar do brilhantismo como escritora, sou ainda mais fã da essência de menina mulher, que não tem medo de dizer o que realmente pensa, que nunca hesita em ser o que realmente é. E é isso que os aguarda em Brilho da minh’alma. (Beatriz Zanzini)
[Minha Opinião]
Eu não tinha muita certeza do que eu poderia encontrar nas páginas desse livro. Mas, o título já me deu a pista de que seria algo bastante pessoal. Comecei a leitura devagar, mas em poucos minutos eu já estava devorando cada página. Relatos, frases e pequenas crônicas sobre amor, decepção, felicidade, solidão... São pedaços que fazem parte da autora, que estão ligados à ela. E que mais tarde, você vai descobri que também estão ligados a você.
"Sou feliz bebendo, sou feliz escrevendo, sou feliz na balada, sou feliz falando palavrão... Sou feliz da forma que eu sou." p. 34
Para algumas pessoas, é bem difícil expressar seus sentimentos da maneira que realmente os sentem. Falo por mim mesmo, nessa hora. Entretanto, a autora conseguiu ultrapassar essa barreira e, mais do que isso, ela conseguiu nos inserir na história de modo que viramos o personagem central da obra. Joyce deixa em evidência a sua personalidade forte, sua autenticidade e ousadia, com opiniões extremamente bem construídas.
"Meu passado não me condena mais. Paguei um preço bem alto. E hoje vivo do que aprendi com os frutos do que plantei. Sou feliz com isso, tornou-me humana, mulher de verdade... Ensinou-me a ser gente." p. 47
No começo da minha leitura, eu achei a escrita muito simples. Mas, eu estava enganada. Na verdade, não tem nada a ver com o vocabulário, tem a ver com o livro, que reflete exatamente como a autora é, como se expressa, como vive, como se sente. A escrita de Joyce é carregada de certa rebeldia, certeza e honestidade, se deixando explodir em meio as letras.
"Nem todos os dias eu sou arco-íris, às vezes acordo cinza. Nem sempre esbanjo sorrisos, não que eu esteja melancólica, mas tem ocasiões que sou tempestade." p. 95
Suas palavras intensas, comoventes e completamente sinceras são capazes de mexer com o mais profundo sentimento guardado dentro de quem as lê. Por vezes, me peguei olhando para o nada, refletindo sobre as coisas que passei na minha própria vida. Brilho da Minh'alma é o reflexo de Joyce, é o livro e a autora que se tornaram um só.
Beijos Literários!
Adorei a resenha! Nunca vi um livro nesse estilo, parece ser muito interessante! Gosto quando os autores costumam colocar suas emoções nas páginas, deixa tudo ainda mais incrível. Espero poder ter a oportunidade de lê-lo em breve ^^ Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirBeijos
http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br
Obrigada, Bianca. Fico hiper feliz que tenha gostado!!
ExcluirBeijos e obrigada pela visita!
A Joyce Xavier é uma estrela reluzente num céu cheio de outras que tentam, cansadamente, alcançar tamanho brilho. Sou fã, sou amiga, sou admiradora dessa mulher. Fico tão feliz em vê-la aqui, no blog de outra amiga que me é tãaao especial.
ResponderExcluirTodo mundo "sucessando" junto... ooo delícia!!
:D
Hahahahaha... Eu também adorei conhecer a Joyce, Ju!!
ExcluirEla é uma pessoa excepcional. Cheia de atitude, autêntica e sincera!! Adoro pessoas assim!! hehe
Beijos.