Livros e suas adaptações para o Cinema

12:52 Helena Dias 2 Comments

Se existe uma coisa pior do que uma morte longa e dolorosa, essa, com certeza, é ver seu livro preferido ser adaptado para as telonas e não satisfazer. Mas, seria tão ruim assim? Será que é muito difícil uma adaptação literária ser fiel à obra?

Nos últimos dez anos fomos agraciados com adaptações de livros extremamente populares e com grandes Fandoms, como: Harry Potter (Emma Watson sua linda ♥), As Crônicas de Nárnia (Aslan *-*), Jogos Vorazes (Johanna, sua diva!), A Culpa É Das Estrelas (Okay?Okay!). Essa tendência de pegar obras que carregam legiões de fãs pelo mundo e transformá-las em filme aumenta cada vez mais. Se vai agradar aos fãs das histórias no papel, é sempre uma incógnita. Mas, com certeza atrai aqueles que preferem se deliciar com as imagens dos filmes.

Vamos pensar um pouco: há dois lados que merecem devida atenção (prevejo 'tretas' hahaha). De um lado temos aqueles leitores fofos e bonitinhos que leram o(s) livro(s) e do outro aquelas pessoas que não leram, mas querem ver o filme. Por mais que tenhamos um enorme receio, a adaptação também é um meio de passar a história para ambos os lados. Mas, principalmente, uma maneira de atrair e prender os cinéfilos, aumentando ainda mais a quantidade de fãs de determinada história. E isso não seria bom, de certa forma??

Calma aí, pequeno devoradores de livros. Sei que o filme nem sempre substitui um livro. Mas o que poderia estragar uma adaptação? Eu acho que o que pode tornar uma adaptação ruim é a má interpretação do que está por trás da história. Como assim? Quando um autor está criando sua obra, ele dá uma essência ao enredo. Caso o livro seja adaptado de uma forma "errada", digamos assim, isso pode se perder. O que pode ser injusto tanto com o autor quanto com o público que o leu. Temos o exemplo da série The Vampire Diaries, que é TOTALMENTE diferente dos livros. As características dos personagens foram mudadas e a história sofreu mudanças EXTREMAMENTE radicais. O livro e o roteiro adaptado seguem caminhos completamente opostos. A série de TV vai mais além; mexe com o passado, futuro e base de cada personagem.

A saga Percy Jackson foi uma das sagas que tiveram significativas mudanças ao ser adaptada para uma franquia de filmes (pô, essas mudanças me deixaram maluco, já que essa história tem um significado forte para mim). A tentativa de tornar os filmes mais próximos dos livros, pareceu decretar a morte fatal das possíveis continuações. Os Instrumentos Mortais, por sua vez, foi uma saga sortuda. "Cidade Dos Ossos" (primeiro livro da série) foi adaptado para as telonas e, apesar do filme não ter sido bem recebido pelos que leram a obra, o Fandom gostou muito do elenco. E não parou por aí não. Decidiram, então, criar uma série, estratégia que deu uma explosão de esperança aos fã (nem me fale, estou louco para a estreia!) pelo menos até saírem os primeiras informações. #oremos

Seria total hipocrisia minha dizer que eu não fico chateado e bravo quando mudam certas coisas da história. É normal um leitor querer que a adaptação cinematográfica de um livro seja igual ou o mais parecido possível com a obra. Os atores podem ser perfeitos, mas se o roteiro não for bom, pode preparar o atestado óbito cinematográfico. Expressões como: "será que vai ser igual?'',"será que vai ter tal cena?",''mas que m**** fizeram com o livro!'' são e continuarão sendo frequentes no mundo das adaptações, já que o maior problema (e receio dos leitores) não são as mudanças em si, mas sim a possível fuga do foco principal da obra. Sim, entendo que nem sempre o foco do livro é o que vai chamar a atenção dos cinéfilos por aí, mas também acredito que tudo pode ser adaptado (ba dum tss) para agradar a todos. Basta um pouquinho mais de esforço. Okay?

É isso aí. Espero que tenham gostado.
Digam aqui nos comentários o que acham das adaptações literárias para o cinema/TV.

Beijos.




Agradecimentos
Primeiro: Queria agradecer a Helena, melhor companheira de blog.
Segundo: Ao meu melhor amg, Gabriel Santana, por sempre debater e analisar livros comigo, amo-te,cara!
Quarto: A minha amg Alana, por sempre ler o que escrevo.
E a você que está lendo!

2 comentários:

  1. É foi mais ou menos o elenco de Cidade dos ossos kkkkkkkkkkkk

    Acho que não precisam ser fieis ao livro, mas tbm não precisa estragar, mudando a história, cortando partes que não deveriam ter cortado, aiaiaiaiai
    Mas vai é mega legal vc ler o livro e dps criticar o filme hahahahahah
    SOu dessas que xinga quando não tem tal parte no livro k

    Beijinhos :*
    http://www.eraoutravez.com
    http://www.gleep.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Concordo planamente com seus argumentos...

    Maze Runner: Prova de fogo, tem 10% do livro más mesmo assim o filme ficou show de bola , mudaram muita coisa mas o foco principal não foi alterado. Isso ficou show, alguns longas como os que você citou não tiveram tanta sorte com seus respectivos diretores (Eles deveriam aprender com o diretor de "Em chamas")

    "Cidade do ossos" pena que o filme foi aquele fiasco o elenco o que dizer ? Alguns agradaram outros não, alguns mais que outros MAGNUS BANE perfeito. Jace Wailand FANTÁSTICO. Clary DIVA. Alec? Muito hetero pra ser gay. Isabelle poderia ser melhor. Pelo que na série eles estragaram um pouco também inclusive o elenco..


    Beijos Vinny adorei

    ResponderExcluir