Tsumitsuki | Hiro Kiyohara
Título: TsumitsukiSubtítulo: Espírito da Culpa
Assinado por: Hiro Kiyohara
Editora: JBC
Volume: Único
Páginas: 200
Ano: 2014
ISBN: 9788577878727
Sinopse: Cidades do interior são conhecidas por suas lendas urbanas, carregadas de mistérios e aparições sobrenaturais. Em uma delas, a lenda local é sobre os Tsumitsukis, espíritos que se alimentam do remorso das pessoas que cometem alguma atrocidade.
Chinatsu Takada, uma garota que mudou-se recentemente para tal cidade, irá conhecer de perto o terror que os Tsumitsukis afligem sobre as pessoas quando deparar-se com Kuroe, um misterioso garoto que mora no templo local e parece conhecer até bem demais sobre esses espíritos e o destino cruel que recai sobre as pessoas que com ele se encontram.
[Nota Pessoal]
Tsumitsuki conta a história de criaturas sobrenaturais (nome do mangá) que se aproveitam da culpa e do remorso das pessoas para devorá-las por dentro e assumir seus corpos. Mas existe alguém que pode detectar tais criaturas e ir atrás delas. Os chamados youkais são invocados pelas pessoas para derrotar os tsumitsuki. Não dá para falar muito mais que isso, sério. Rs
O mangá é dividido em quatro capítulos mais um capítulo zero (coisa de japonês... Rsrs). Eles são focados em pessoas diferentes e seus distintos sentimentos de culpa. Existe um personagem - o protagonista - que aparece em todas as histórias, porém não citarei qual para não perder a graça. Basicamente se trata disso: a cada capítulo acompanhamos a história de um personagem e tentaremos descobrir o que ele fez de errado para que seu sentimento de culpa fosse tanto assim. De fato, poderemos e vamos criar teorias em cima do que o personagem possa ter feito, mas tudo só é realmente revelado ao final de cada capítulo.
Para quem já conhece o trabalho de Kiyohara, sabe que ele é um ótimo artista. E não é diferente nesse mangá. Os desenhos são muito bonitos e bem traçados, com um toque mais escuro (bem leve) para dar um tom mais obscuro e misterioso, creio eu. A escrita também não deixa a desejar. O autor consegue passar tão bem o sentimento de culpa dos personagens que eu cheguei a sentir um "cadinho" de agonia no momento em que os mesmos começavam a se transformar em tsumitsuki. Ele também soube aproveitar bem o enredo do mangá para abordar temas como vingança, aborto, redenção... Além disso, as criaturas simbolizam muito bem como a culpa e o remorso podem nos consumir por dentro, nos levando a autodestruição.
Apesar de não passar tanto terror quanto eu achei que passaria, gostei bastante da história pela intensidade que ela carrega e pela forma sombria que as coisas são mostradas. E, claro, porque achei uma premissa interessante. A única coisa que não curti muito foi o capítulo final, em que somos apresentados à história do protagonista. Eu gosto bastante de conhecer o passado dos personagens principais e acredito que muitos de vocês também devem gostar. Porém, achei que esse capítulo ficou pouco desenvolvido, dando a impressão de algo corrido e mal explicado. Deixou uma sensação de algo que tem continuação, mesmo sendo um mangá de volume único.
Só para finalizar, gostaria de dizer que durante a leitura do capítulo dois, é mencionado uma criatura denominada Ubume. Para pessoas que, como eu, não entendem tanto assim da cultura japonesa, há um pequeno contratempo. A JBC coloca uma nota com a seguinte definição: "Criatura em forma de ave de origem japonesa que pode assumir a aparência de mulher e raptar crianças". Entretanto, isso ainda me deixou meio sem entender o que uma criatura dessas tinha a ver com o tema tratado na história. A partir daí, resolvi "googlar" o que era essa criatura. Eis o que eu achei: "Ubume é um youkai japonês ou bakemono (monstro), é o espírito de uma mulher que morreu no parto; às vezes é contada como uma mulher que morreu para ter certeza que o filho sobreviveria". Ainda assim, achei que não tinha muito sentido naquela história, se ligássemos a definição com o que aconteceu. Mas, a surpresa foi quando tudo se encaixou no final e eu entendi que não era bem daquela situação que o protagonista estava falando. Baseado nisso, gostaria de dizer algo para aqueles que pretendem ler este mangá: os detalhes dessa história são sutis e quase imperceptíveis às vezes. Por isso, atentem-se a todos, eu disse TODOS, os detalhes. Se algo ficar perdido para você, leia novamante prestando o dobro de atenção. Porque ao final, eles se encaixam perfeitamente.
"Voltaremos a nos encontrar. Quando o seu remorso crescer..."
Beijos Literários!!
Lembra que eu disse que essa era uma das capas que eu mais tinha gostado em HQs de terror? Rs Eu estava super interessada nela e agora fiquei curiosa. Eu acho muito bacana a cultura japonesa e acredito que dá pra fazer muita coisa assustadora em cima disso rs. Apesar de não ser tão terror como vc disse, eu gostaria sim de ler. Beijos.
ResponderExcluirAcho que ia gostar sim, Sa!! E ainda iria expandir seus horizontes literários!!!
ExcluirBeijos.
Oi Lena,
ResponderExcluirA história parece interessante, para quem gosta desse gênero de leitura. E não me refiro ao mangá e sim ao terror. hahahahah..
Adorei sua resenha, como sempre acho que você explica bem a história sem dar spoilers. bjs
Hahahahahaha... Sei que não faz seu gênero, mas não assusta não. Sério!! Hahahah
ExcluirBeijos e obrigada, Tati.