[RESENHISTA CONVIDADO] Imagine (zumbis) na Copa - Felipe Castilho

12:10 Helena Dias 2 Comments

Olá, seus lindos!! 

A resenha de hoje será muito especial e de um jeito diferente.

Convidei a Sabrina Oliveira, do blog Diário da Sa, para resenhar alguma de suas leituras aqui para o blog, e ela aceitou!!! Minha maior intenção é que vocês possam conhecer outros tipos de leitura, além de outros blogs super legais. 
A Sa é uma pessoa linda, gente!!! Vocês não tem noção. Ela é bondosa, gentil e meiga. Uma pessoa super fofa e completamente o oposto de mim! Hahahaha... Por isso, não esqueçam de passar lá no blog dela, hein!! 

Deixem nos comentário se gostaram desse esquema de resenhista convidado. Assim, saberei se devo convidar mais gente!! Hehe

Mas, vamos a resenha. 


Título: Imagine (zumbis) na Copa
Autor: Felipe Castilho
Ilustrador: Tainan Rocha
Editora: GiBiz
Volume: Único
Páginas: 48
Ano: 2014
ISBN: 9788578552268





Sinopse: A Copa do Mundo chega à sua Grande Final. E é justamente durante este jogo decisivo que o fim da humanidade pode ter se iniciado. Por trás das câmeras e sobre o gramado, três pessoas enfrentam suas próprias batalhas, antes de perceberem que o maior pesadelo de uma nação pode não ser uma derrota em casa... e que nenhuma tragédia esportiva na história chegou ao nível do que está para acontecer dentro dos portões do Maracanã.

[Nota Pessoal]
Olá, pessoal!
Hoje iremos falar de uma HQ brasileiríssima! Essa é especial pra mim, pois além de ser nacional, é a primeira HQ que comprei. Ela é bem fininha, mas, já ganhou meu coração por ter orelhas!!! Rs

Primeiro, devo dizer que achei o tema bem interessante. Quem me conhece sabe que curto muito zumbis, e talvez por isso eu fiquei mais empolgada para começar a leitura. E nessa HQ, Felipe Castilho decidiu usar um dos eventos mais importantes do mundo como cenário de uma epidemia. Reúna um bando de gente num estádio de futebol e jogue um vírus lá dentro. Imagina que loucura?! Foi uma grande sacada do autor usar a Copa do Mundo no Brasil bem no momento em que o tema estava em alta. Juntar zumbis e futebol deu muito certo. 

"Que coisa feia minha gente! Isso é pior do que perder de goleada, ver brasileiro brigando contra brasileiro... "

A HQ começa no ano de 1988 no Haiti, contando a vida do pequeno René, o árbitro que apitará a final da copa. Achei interessante o Castilho escolher alguém do Haiti para ter um papel importante na história, pois a palavra zumbi vem de crenças haitianas (mais detalhes aqui). Depois damos um salto para 2010, o ano em que aconteceu o terremoto naquele país e que trará René ao Brasil. Então, finalmente, chegamos em 2014, o grande ano para o futebol, um momento em que o país está em polvorosa e os torcedores nem imaginam que a festa não será em verde e amarelo e sim em vermelho sangue! Sim, claro que os zumbis vão atacar (se manifestar) na grande final, isso não é spoiler, já diz o título, né?! Rs

Mas o assunto zumbi não foi o foco da HQ, o autor aproveitou para falar de assuntos como política, a diferença social, entre outros. Além disso, temos alguns personagens que valem a pena mencionar:
O craque da seleção (hum, tô em dúvida se é inspirado em alguém rs) que promete ser a melhor chance de um hexacampeonato.
O antigo ídolo do futebol que virou piada na boca dos comentaristas, mas  que também terá um papel importante na história.
E claro, não poderia faltar aqueles narradores insuportáveis que me fizeram lembrar das finais de copa em que eu assistia torcendo pra eles calarem a boca! Haha. Tudo isso numa mistura bem brasileira, em um ritmo fácil e rápido, como uma partida de futebol. Eu mesma, li bem rapidinho. 

"E pela primeira vez na vida, René esquece da fome.
Ele tem a camisa de um dos maiores ídolos do futebol de todos os tempos. "

Tainan Rocha, o desenhista tem uma forma rústica de ilustrar, o que deixou a história com um aspecto "sujo" que precisava. A capa então, está sensacional! O final me deixou querendo mais e tive a impressão que poderia rolar uma continuação. No mais, é uma HQ bem escrita e que merece ser lida pelos apreciadores de quadrinhos em geral.

"E se faltar uma única bala e eu ainda estiver muito longe do portão e encurralado... eu acabo com tudo. "

Beijos!!

2 comentários:

  1. Oi Sa,

    Eu sei como gosta de zumbis, hahahahaaha... Imagino que deve ter ficado empolgada com essa HQ!! Adorei sua resenha, mas ainda assim, não é uma história que eu leria. bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sá! Gostei da resenha, maaaaas eu não curto nada relacionado a Zumbis rs

    Vou indicar para o Marcelo

    Beijos

    ResponderExcluir