Tereza - Joyce Xavier & Juliana Daglio

14:41 Helena Dias 7 Comments

Livro: Tereza
Autoras: Joyce Xavier e Juliana Daglio
Ano: 2016
Páginas: 36
ISBN: B01B6YUWAQ







Sinopse: Tereza, um suspense escrito em co autoria entre Joyce Xavier e Juliana Daglio, é uma história contemporânea que ressalta o antagonismo de uma mulher complexa, intensa, que vai lhe fazer arrancar os cabelos, mas vai seduzi-lo quando menos esperar.

"Existem dois conceitos extremos: bondade e maldade.
Em algum lugar entre os dois, está Tereza.
Você vai decidir exatamente onde."


[Nota Pessoal]

Tereza conta a história de uma mulher cruel que é capaz de tudo para conseguir o que quer. Somos levados direto para o seu mundo e aos poucos vamos descobrindo quem é Tereza de verdade. E é isso. Por ser uma história bem curtinha, não posso falar muito mais que isso. Dessa forma, não corro riscos de dar um spoiler.

A história, que já começa com um clima bastante tenso, é conduzida de uma forma instigante capaz de prender a atenção do leitor logo nas primeiras páginas. E com o passar da trama, a sensação de angústia é tanta e tão constante que você é capaz de sentir o estômago revirar de ansiedade e curiosidade de saber o que acontecerá a seguir. Não tem como não desconfiar de ninguém nessa história, todos parecem suspeitos de algo. ISSO AFLIGE NUM GRAU, GENTE!!! NOSSA!!

Apesar das poucas páginas, os personagens foram bem desenvolvidos e o crescimento deles é bem visível. Temos Tereza, a protagonista, uma mulher complexa, intensa, fria, calculista, gananciosa e tudo mais de ruim que você puder pensar. Capaz de fazer tudo (E, eu disse TUDO) para conseguir o que quer, cada passo seu se torna uma surpresa. Roberto é um cara bem de vida, simpático e gentil que se apaixona por Tereza. Tem uma filhinha com sua ex-esposa e ainda amiga, Letícia. Ela parece ser a única que desconfia da nossa protagonista, mas tem tantos segredos quanto a mesma. E, por fim, temos Felipe, namorado de Letícia. Determinado, ele entra na história com um único objetivo. Não contarei qual por motivos óbvios. Haha...

"Quem conheceu Tereza, não acreditava na sua capacidade de malvadeza. Seus cabelos loiros e seus olhos azuis enganavam qualquer um. Sua inteligência era gigantesca."

Eu imagino que deve ser bem difícil escrever com outra pessoa, principalmente quando os estilos de escrita são tão diferentes. Esse é o caso de Joyce Xavier e Juliana Daglio. Duas autoras excelentes, mas diferentes quando o assunto é escrever. Como já conheço bem o trabalho das duas, ficou bem evidente quem escreveu o que. Entretanto, para aqueles que não conhecem tanto as autoras, acredito que isso só é realmente perceptível na transição do prólogo para a parte 1, que é onde está mais evidente a mudança de estilo. Dentro da história, porém, as escritas mesclam bastante e fica mais difícil diferenciar onde termina uma autora e começa a outra. Não pensem que isso torna a leitura ruim porque não torna. Pelo contrário, só instiga mais.

E o que é o desfecho dessa trama, minha gente?! Durante toda a história é impossível não elaborar diversas teorias dentro da sua cabeça. Simplesmente, porque você quer saber o que acontece, e a sua cabecinha criativa de leitor não consegue evitar as especulações particulares. Vou te dizer que até esses pensamentos se tornam algo agoniante; você se sente confuso. Porque ao mesmo tempo que tem certeza da sua teoria, algo dentro de você diz que não é isso que vai acontecer, que as autoras vão fazer o óbvio ou seguir um caminho inimaginável. As expectativas aumentam e quando finalmente chega o tão esperado final, você fica surpreso de qualquer maneira, sendo ou não o que você espera. Adorei essa confusão que elas foram capazes de criar. É algo que te motiva mais a continuar lendo.

"O coração duro e frio da mulher agora sentia algo que nunca tinha experimentado antes: o mal agouro de uma notícia ruim à espreita."

Enfim... Tereza é não é uma linha tênue entre a bondade e a maldade. Tereza é a corda que sustenta tudo que há de pior em um ser humano.

Se gosta de um bom suspense, pode ler sem medo de ser feliz. Dá pra ler em uma sentada só, além de ter uma linguagem bem simples. Por isso, se joga, monamu!!


Beijos Literários!







PS.: O livro está disponível em formato digital, na Amazon.

7 comentários:

  1. Muito ansiosa pra conhecer Tereza!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bixcoitaaaaaaaaaaaa!! Você arrasando nas resenhas, como sempre.
    Obrigada por apoiar mais esse projeto e por ser a autora dessa capa bombástica!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lena,

    Adorei sua resenha, como sempre. O livro parece ser ótimo.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Meeeeeu Deus do céu! Que resenha FODA! Dei boas risadas lendo! Helena, você não existe! AMEI!

    ResponderExcluir
  5. Nossa já fiquei curiosa pra ler esse livro que parece super interessante!

    ResponderExcluir
  6. Nossa já fiquei curiosa pra ler esse livro que parece super interessante!

    ResponderExcluir