Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - J. K. Rowlling

13:08 Helena Dias 0 Comments

Livro: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Autores: J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne
Ano: 2016
Páginas: 352
Editora: Rocco
ISBN: 9788532530431

Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia,marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e sepassa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

[Nota Pessoal]
Primeiro, vale ressaltar que a história é em formato de roteiro teatral, o que, a meu ver, foi muito mais fácil de ler. O enredo em si é muito bom e intrigante; os diálogos são objetivos e nos ajudam muito a acompanhar desenrolar da história.

Vamos às polêmicas? Vamos! 
O que me chamou atenção foi a estrutura de alguns personagens. Tivemos sete livros nos quais podemos traçar um perfil do nosso trio e de outros personagens, porém neste oitavo livro, senti que alguns estão extremamente diferentes do que conhecíamos (alguns para melhor, outros para pior e uns para “mas que palhaçada é essa?!”). Mesmo que a história se passe dezenove anos depois e todos tenham se tornado adultos, algumas ações não fizeram muito sentido para mim.

A história tem um foco maior em Alvo Potter e Escórpio Malfoy (odiei a tradução do nome do Escórpio, a versão inglesa é tão charmosa), que são como o trio nas primeiras histórias. O enredo se desenvolve a partir dessa nova geração vivendo as sombras da guerra da geração passada. Achei legal a composição, as personalidades, os anseios de adolescentes... Essa dupla me surpreendeu. Outros personagens, entretanto, me decepcionaram um pouco. Vamos pegar como exemplo Rosa Granger-Weasley. Um personagem de grande potencial em diversos aspectos da trama, mas que mal foi citada, e nas suas poucas aparições, foi tudo que eu menos imaginava.

O livro também traz muitas reflexões sobre as diversas maneiras que as coisas poderiam ter acabado,
já que nós podemos ter uma visão disso no livro. O desenrolar é satisfatório, embora muitos fãs digam que a história está mais parecida com uma fanfic do que algo que foi “moldado” por JK. Confesso que fiquei impressionado com alguns fatos e muito emocionado com outros. Até mesmo uma irritação, esse livro me arrancou.

Vale muito a pena ler. É uma história oficial e gostosa. Traz parte daquele universo que tanto amamos, mostra o que aconteceu com muitos de nossos queridos bruxinhos. Eu super indico, pois assim como eu, tenho certeza de que esse livro fará você ficar baqueado.


Até!!

0 comentários: