Descomplicando a Maternidade - Ariane Oliveira & Andrea Charan
Livro: Descomplicando a MaternidadeAutor: Ariane Oliveira e Andrea Charan
Editora: Schoba
Ano: 2016
Páginas: 124
ISBN: 9788580134629
Sinopse: Descomplicando a Maternidade é o primeiro livro das mães, Ariane Oliveira e Andrea Charan. Seus perfis somam mais de 50 mil seguidores no Instagram e no Facebook e trazem dicas práticas de como deixar a maternidade mais leve. A Andrea e a Ariane embarcaram juntas no projeto “Descomplicando a Maternidade”e resolveram que levariam ao maior número de mães possíveis esse ideal. Foi aí que surgiram várias campanhas, vários sonhos (este livro é um deles) e um objetivo: convencer você a descomplicar com a gente.
[Nota Pessoal]
Toda mãe tem medo. Medo de errar, medo de críticas, medo de ter medo. São tantas neuras que quando nos vemos com um teste de gravidez e duas listrinhas na nossa frente, somados aos hormônios malucos, tudo o que mais temos vontade é de correr. E ao mesmo tempo, de gritar aos sete ventos o quanto somos especiais por termos uma vida dentro de nós, crescendo, dependendo tanto de nós. É aí que passamos a crer de verdade que tudo é meio que possível.
Quando passa esse período de graça suprema, vem um pouco mais de medo. Então é chegada a grande hora. E agora? O que fazer?
"Então, depois de chorar, de gritar, espernear e etc., entendi uma coisa: EU SOU MINHA MAIOR CRÍTICA E MEU MAIOR CARRASCO."
Esse livro nos faz ter um panorama leve, descontraído e informativo, sem máscaras, do que é a maternidade descomplicada na prática.
Eu, sinceramente, amei e me identifiquei com os textos das duas autoras. Uma das coisas que mais acontece é que ficamos completamente às escuras em relação ao pós parto. E tem muita coisa em que filtros coloridos são colocados para acharmos que, na maternidade, é tudo perfeito. Na verdade, está longe disso. É cheio de dúvidas e medos, como disse antes. Aí ao invés de você ter gente do lado para apoiar, muitas vezes se depara com um bando de palpites e críticas que te deixam sentindo um lixo. Mas esse livro vai te livrar desse sentimento com certeza!
A mensagem é simples. descomplique, o tempo voa. Aproveite, aprenda com seus próprios erros e seja feliz curtindo a grande aventura de ser mãe!
"NUNCA serei uma mãe perfeita! Serei sempre a MELHOR mãe que eu puder ser!"
O livro é pequeno, com um pouco mais de cem. Li em uma tarde. Os capítulos são curtinhos e com uma linguagem simples e descontraída. É dividido pela primeira parte, que é uma introdução escrita da maternidade descomplicada, e pela segunda, com dicas de brincadeiras caseiras que podem ajudar no entretenimento das crianças e a parte da alimentação que ajuda a descomplicar também essa terrível fase dos legumes, verduras e frutas, tornando as refeições mais lúdicas e divertidas.
A parte gráfica está muito caprichada cheia de fotos das autoras e seus filhos em brincadeiras e momentos descontraídos. A revisão é bem feita, não achei erros desse tipo. E a diagramação é simples e bonita. O tamanho das letras e a fonte utilizada são muito bons para a leitura e, apesar das páginas brancas, não cansam a vista.
A única coisa que me incomodou foi a quantidade de material selecionado para compor o livro. Achei que faltou um pouco mais de conteúdo escrito, com mais assuntos relacionados que não foram mencionados em nenhuma parte. Se não fosse por isso, o livro seria perfeito.
Em conclusão, recomendo para todas as mães e futuras mamães. Acho que terão uma leitura produtiva, além de muito divertida.
"O instinto materno é amor também, e uma coisa digo pra você, minha amiga: amor nunca erra! Amor descomplica o mundo!"
Beijos!!
Mãe to no café com livros!!!
ResponderExcluirLena obrigada pela oportunidade de conhecer e resenhar essa obra e principalmente foi uma honra ter participado um tiquinho do seu cantinho que tanto admiro!!
Beijos.
Giu