Minha Opinião #6 - O Caçador de Pipas

12:16 Helena Dias 7 Comments

Nota: 
Livro: O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
Sinopse: O livro conta a história de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 70. Amir é rico, um tanto covarde e está sempre buscando a aprovação do pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por sua bondade e coragem. Os dois meninos tiveram uma infância comum, com brincadeiras, filmes e personagens.
Durante a batalha da pipa azul, Hassan dá a Amir a oportunidade de lhe mostrar a mesma amizade e fidelidade que ele tinha pelo amigo. Amir não enxerga a sua redenção, mas o laço que os une é muito forte: mamaram do mesmo leite e, apenas depois de muitos anos, Amir pôde sentir o poder dessa relação.

Curiosidade: O caçador de pipas foi escolhido por diversas comunidades e organizações como uma forma de discutir sobre questões históricas e culturais presentes no romance.


Minha Opinião: Já fazia algum tempo que eu estava interessada em ler esse livro, mas nunca comprava por ter outros títulos como prioridade. Foi então que a minha vizinha me emprestou. Eu estava lendo outra obra, mas parei e comecei a ler O caçador de pipas. Eu tenho uma pequena regra com livros emprestados: SEMPRE OS COLOCO NA FRENTE DA MINHA LISTA DE ESPERA [como não são meus, faço questão de entregá-los o mais rápido possível].

Enfim... A história já começa de forma cativante e curiosa. Cativante pela escrita corrente e simples [sentia como se a narrativa fosse através da perspectiva de uma criança nos primeiros capítulos] . E, curioso por se tratar de uma história que se passa em um país que foge do conhecimento de muitos, o Afeganistão. O autor sabe exatamente como medir a quantidade de informações históricas e culturais, sem deixar que fique exagerado.

Li inúmeras resenhas e comentários dizendo que o livro é ruim, mas eu gostei muito [acho que essa obra se encaixa perfeitamente naquela coisa de "gosto não se discute"].
Acredito que as pessoas estão muito acostumadas com aquelas típicos livros com heróis e vilões. Esse não é o intuito do livro. Ele fala sobre arrependimento, redenção e culpa. E, acho que não era bem isso que as pessoas [que não gostaram] esperavam como essência dessa obra.

O que torna esse livro bom [sem falar do enredo como um todo] é o que ele ensina, o que você consegue entender e guardar para si. São valores que emocionam, mesmo sendo contados lentamente. Não se impressionar com isso seria não se impressionar com a realidade da vida.


E, você? Já leu? O que achou? Se não leu ainda, o que achou da resenha?
Beijos!!


7 comentários:

  1. Ótimo Lena, gostei do enredo. Me animou a lê-lo .
    Obrigadinha, bjs.

    ResponderExcluir
  2. De nada, Lali.

    Depois me conta o que achou!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Senti a praticamente a mesma coisa!! Esse livro é muito bom, uma lição de vida!

    No aguardo da postagem "A cidade do Sol", caso já tenha lido!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja li sim. Postarei em breve.

      Obrigada por comentar, mamii!!

      Beijos.

      Excluir
  4. Eu estava pensando em ler esse livro, mas não tinha certeza,a tua resenha me fez ficar com vontade de ler.(É bem o que você falou sobre gostos, pode ser ruim pra alguém, mas bom pra outro ou o contrário, por isso a melhor coisa é ler pra ter certeza.)

    http://ovelhasdolago.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não custa nada dar uma chance ao livro, ne?!?! rsrs...

      Eu sempre sou do seguinte pensamento: independente das criticas ao livro serem boas ou ruins, eu sempre leio a obra pra ter as minhas próprias opiniões.

      Fico feliz que eu tenha te incentivado a lê-lo!

      Obrigada pelo comentário!!

      Beijos.

      Excluir
  5. Nossa, amei a resenha Lena!!!! Eu gosto de livros assim, que mexem com nosso emocional. Aliás, é isso que é legal no livro, tirar alguma lição dele. Amei..

    ResponderExcluir