Minha Opinião #7 - O Natal de Poirot

11:48 Helena Dias 3 Comments

Nota:

Livro: O Natal de Poirot
Autora: Agatha Christie
Sinopse: É véspera de Natal e a reunião da família Lee é arruinada pelo assassinato do tirânico Simeon Lee, que é encontrado caído em uma poça de sangue e com a garganta cortada. Hércule Poirot está de passagem pelo local, afim de passar o Natal com seu amigo, e se oferece para ajudar na investigação. Ele, então, se depara com um ambiente não de luto, mas de suspeitas recíprocas.

Curiosidade: Agatha dedicou esse livro ao seu cunhado, após ele dizer que seus assassinatos estavam ficando refinados demais e que sentia falta de um "assassinato dos bons, violento e cheio de sangue". Assim ela respondeu: "Você queria um 'assassinato dos bons, violento e cheio de sangue'. Pois, esta é a história que escrevi especialmente para você!"


Minha opinião: Agatha manipula as expectativas e brinca com o psicológico do leitor, levando-o até onde ela quer para, enfim, surpreendê-lo.


Como sempre, Poirot chega com seu jeito peculiar de investigar, se fazendo de bobo ou ficando calado, deixando leves insinuações no ar que ninguém entende.

Quando ele reúne todos os suspeitos e começa a descrever cada situação detalhadamente antes de revelar o real assassino, mostra claramente que cada um ali tem um motivo para ter cometido o crime, confundindo ainda mais as nossas suspeitas. Uma frase de Macbeth deixa claro que o criminoso é um membro consanguíneo da vítima. Então, a cena que revela o verdadeiro assassino é simplesmente fantástica, ouso dizer que chega a ser clássica.

Sempre gostei da forma direta e rápida como Agatha escreve seus romances e não foi diferente com esse. Além de ter todo aquele suspense, o que mais gostei foi a forma como a autora mostra a hipocrisia que acontece por trás do Natal de muitas famílias, em que nem todos se gostam/amam, mas mantém as aparências por ser uma data de amor e comunhão.


Anyway, é um livro rápido, com poucas páginas, e muito bom. Para quem gosta de suspense, romance policial e assassinatos, esse é o livro e a autora certos.


3 comentários:

  1. Me deu até vontade de ler o livro só pela sua opinião. Aliás, tenho vontade de ler todos que você descreve de forma tão inteligente! Assim que eu conseguir gerenciar minha vida de forma a sobrar tempo, lerei todos estes livros, ou a maioria deles rs!
    Parabéns pelo Blog amiga.

    ResponderExcluir
  2. Eu já gosto do personagem, acho que vou gostar do livro.

    ResponderExcluir