Minha Opinião #11 - Antes que eu vá
Nota:☆☆☆☆☆Livro: Antes que eu vá [Before I fall]
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Sinopse: Samantha Kingston [Sam] tem tudo: o namorado mais cobiçado do colégio, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, colégio que frequenta - da melhor mesa no refeitório à vaga mais bem posicionada no estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete segundas chances, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Sam desvenda o mistério que envolve a sua morte, descobrindo, enfim, as consequências de suas ações e o verdadeiro valor de tudo aquilo que esta prestes a perder.
Curiosidade: Oliver afirma ter escrito tudo em seu BlackBerry dentro do metrô, enquanto estava indo à reuniões. Ela enviava os capítulos para seu e-mail para, depois, trabalhar mais neles. Este livro está em negociação pela FOX para ser transformado em filme.
Minha opinião: O livro é dividido em sete capítulos. Cada capítulo representando uma das sete vezes que Samantha reviveu seu último dia. Gostei muito da forma como a história é escrita e de como a autora transita entre os vários momentos da protagonista [confusão, raiva, tristeza, etc.], até o momento em que ela realmente entende o sentido de tudo aquilo. Eu me envolvi de tal forma, que eu comecei a torcer muito por ela e para que as coisas dessem certo. [
Toda a história é passada através da visão de Sam, que apresenta os personagens aos poucos, conforme eles aparecem em cena. Todos são bem construídos e possuem sua importância. Mas, o que eu mais curti foi que, pela primeira vez, os personagens do livro não foram feitos para agradar ao leitor. Eu senti raiva da maioria deles, dos seus atos. São personagens que representam de forma muito fiel como as pessoas realmente são. Aliás, o fato da protagonista não ser nada idealizada como a heroína é ainda mais legal e original. Desculpem-me as pessoas que não gostaram, mas eu achei isso diferente e eficaz. Foi muito legal acompanhar o desenvolvimento de Sam e a forma como ela vai assumindo e libertando quem ela realmente é.
Além disso, o bullying é tratado de uma forma muito sensível e em quantidades muito bem dosadas, mostrando o lado das vítimas. Isso dá uma profundidade ainda maior ao livro, deixando implícito que as pessoas não são essencialmente boas ou más.
É uma história intensa, tocante e profunda, narrada de forma leve, descontraída e apaixonante.
Totalmente recomendado e aprovado!
Depois dessa resenha só posso dizer uma coisa: preciso disso agora!
ResponderExcluirAbraços,
Igor Gouveia
http://www.diariodebordodeumleitor.com/
(Espero seu comentário lá.)
hahaha... Fico muito feliz que o que escrevi tenha te motivado tanto assim!!
ExcluirMuito obrigada pela visita!! Volte mais vezes!!
Pode deixar que passarei pelo seu blog!!
Beijos!
seu blog foi indicado a responder um tag! venha conferir! http://umlivronaestante.blogspot.com.br/2013/07/tag-10-books.html
ResponderExcluirVou conferir!!
ExcluirObrigada, Bianca!!
Beijos!
Nossa, resenha muito interessante, resolvi ler, pela capa do livro que é fofa ( as vezes julgo o livro pela capa rs). Agora quero muito ler ele *-*
ResponderExcluirQuem nunca julgou um livro pela capa, que atire a primeira pedra!! hahahaha
ExcluirÉ um livro que vale muito a pena ler!!
Beijos.
A capa é linda, e muitas vezes lenho uma resenha por causa disso hahahaha, o livro parece ser interessante, assim como todos os outros da Lauren.
ResponderExcluirSim, Bruna!! Mesmo a Lauren não escrevendo meu estilo favorito, gosto muito do que ela escreve e de como escreve.
ExcluirFiz uma entrevista com ela. Dá uma olhadinha depois...
Beijos!!
Adoro histórias nesse estilo... e também já havia me interessado por outros livros da autora, mais um pra lista..rs. Beijos.
ResponderExcluir