Os 15 livros proibidos que não podem faltar na sua estante

12:26 Helena Dias 6 Comments



Há boatos de que tudo que é proibido é mais gostoso. Então, livros censurados se tornam leituras mais prazerosas? Acho que sim.


Considerados má influência na sua época, livros que foram banidos e proibidos nas escolas, hoje, são leitura indicada. Nos EUA, a Associação Americana de Bibliotecas incentiva jovens a lerem livros que foram censurados no passado como forma de garantir a liberdade de escolha.


Segue abaixo 15 livros que foram proibidos em determinada época e são leituras super indicadas para a formação de qualquer leitor.

1. Alice no País das Maravilhas



O livro do britânico Lewis Carroll chegou às prateleiras em 1865. Seus personagens absurdos e adoráveis estão no imaginário das crianças [e adultos também] de todo o mundo. Lá no outro lado do mundo, mas precisamente na China, o livro foi banido por dar aos animais as mesmas qualidades que os humanos e colocá-los no mesmo nível.

2. Admirável Mundo Novo



Uma ficção científica, lançada em 1932 pelo autor Aldous Huxley, se passa em um hipotético futuro onde as pessoas têm o seu destino definido biologicamente, não há o conceito de família e o sexo é abertamente encorajado. Mesmo sendo um clássico, esse tipo de sinopse não agradou muitos pais nos EUA, que fizeram o livro ser banido e retirados das prateleiras das bibliotecas municipais por "dar a impressão de que o sexo promíscuo é legal.".

3. Caçadas de Pedrinho



As aventuras do Sítio do Pica-pau Amarelo sempre foram utilizadas como uma forma de despertar o interesse pela leitura, pelo folclore e pela história do Brasil. Contudo, o Conselho Nacional de Educação tentou banir o livro "Caçadas de Pedrinho" por conter trechos racistas. O processo ainda não deu em nada, mas alguns professores ainda desistiram de censurar essa e outras obras de Monteiro Lobato.

4. A Revolução dos Bichos



Lançado em 1945, o autor George Orwell mostrou a sua decepção com a União Soviética de uma forma cômica neste livro. Na década de 60 a obra foi banida das bibliotecas e voltou a ser protestada em 1980, sob a acusação de ser pró-comunista. E, em 2002, o livro foi retirado das escolas dos Emirados Árabes acusado de conter elementos que vão contra os valores islâmicos e árabes.

5. O Diário de Anne Frank

Em um diário mantido no esconderijo, Anne, uma jovem de 13 anos, relata todas as suas impressões, dúvidas e descobertas, enquanto tenta escapar, com a família e amigos, da perseguição nazista. Esta obra é uma das formas mais sensíveis e autênticas de relatar o sofrimento dos judeus durante o Holocausto. O livro foi lançado por Otto, pai de Anne e o único da família que escapou dos campos de concentração, em 1947. O livro foi censurado nos EUA por tratar de temas como sexualidade e homossexualidade.

6. 1984

Pelo visto George Orwell é mestre em ser mau interpretado. Lançada em 1948, o romance mais famoso do autor foi retirado das prateleiras por ser considerado pró-comunista. Na Rússia comunista, no entanto, o livro foi visto como uma obra antirregime vigente. Enquanto isso, no resto do mundo Orwell foi considerado um gênio por mostrar uma distopia em que as pessoas eram vigiadas por um governador.

7. O Apanhador no Campo de Centeio

O clássico de J. D. Salinger foi lançado em 1951 e virou o preferido dos adolescentes. A história de um adolescente rebelde que foge do colégio interno pra fazer o que quiser na agitada Nova York, no entanto, não agradou muitos pais e logo virou alvo de protesto. O livro foi acusado de linguagem chula, prostituição e de incentivar a rebeldia. Algumas bibliotecas do interior dos EUA tiveram que tirar as cópias da obra de suas prateleiras. O livro se tornou leitura obrigatória e transformou o autor [que se escondeu do público até o dia de sua morte, em 2012] em uma lenda.

8. Fahrenheit 451

Ray Bradbury publicou o romance em 1953, narrando uma sociedade em que um governo totalitário manda queimar todos os livros. E, quem diria que esse foi o destino dos exemplares de "Fahrenheit 451"?! Desdea época até os dias de hoje, o livro ainda se encontra na lista de banidos de algumas bibliotecas do mundo por fazer menção ao consumo de drogas e violência.

9. Lolita

O autor Vladimir Nabokov não pensou duas vezes ao resolver ousar nesse livro. A história de uma professor que se apaixona pela enteada de 12 anos, fez o clássico ser considerado obsceno em países como França, Inglaterra, Argentina e Nova Zelândia. Ainda assim, ganhou duas adaptações no cinema: a primeira, em 1962, dirigida por Stanley Kubrick e a segunda, em 1997, dirigida por Adrian Lyne.

10. Lorax

Em 1971, Dr. Seuss criou a história da criatura fofinha protetora do meio ambiente. Algumas pessoas não gostaram muito e, aparentemente, o motivo do desagrado foi puramente comercial. O livro foi censurado em uma cidade da Califórnia por dar uma visão negativa sobre o desmatamento. Isto não estava de acordo com os interesses dos empresários do estado, o principal dos EUA na indústria madeireira.

11. Harry Potter

Lançado em 1997, nem o bruxinho que encantou o mundo ficou fora de ser censurado. Nos Emirados Árabes, a coleção foi proibida por incentivar a bruxaria. No ocidente, a história foi o alvo de protestos de líderes religiosos no Brasil e, nos EUA, entrou na lista de livros vetados. Algumas escolas mais conservadoras baniram a leitura dos livros em seus domínios. Mas, nem isso impediu que os sete livros de J.K. Rowling fossem um sucesso e resultassem em oito filmes.

12. As Vantagens de ser Invisível

A obra de Stephen Chbosky foi lançada em 1999 e está na lista de livros banidos das bibliotecas dos EUA há 5 anos, sob a acusação de tratar abertamente sobre sexualidade e uso de drogas. Isso, entretanto, não impediu que o livro, que marcou a geração do fim dos anos 90, se tornasse um best-seller e ainda ganhasse uma adaptação cinematográfica.

13. Gossip Girl - Vai Sonhando



Cecily Von Ziegesar começou a lançar a séria de livros contando a rotina dos adolescentes ricos e glamurosos de Nova York em 2002. Entretanto, o nono livro da série não foi visto como uma obra destinada ao público jovem. Alguns pais pediram a censura do livro por ele fazer referência a elementos como álcool e drogas, que, segundo eles, são coisas de adultos.

14. Crepúsculo



A série de livros de Stephanie Meyer, lançadas a partir de 2005, está no quinto lugar do relatório anual de livros proibidos nos EUA. Os romances da autora causam desconforto por terem apelo sexual forte e por tratar de assuntos sobrenaturais.

15. Jogos Vorazes



A trilogia de Susane Collins foi alvo de protestos por conter violência, insensibilidade e linguagem ofensiva. Mesmo sob acusação o livro é um sucesso internacional. Até o dia da estréia do filme, 13 milhões de cópias do livro já haviam sido vendidas. Depois da estréia, foram vendidos 23 milhões de cópias.
______________________

E, aí? Qual desses você já tem/leu?


Beijos Literários!!




6 comentários:

  1. Caramba! Adorei o post! Não sabia que tantos sucessos foram proibidos! Rs! Muito legal! Até Alice caiu! Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!! Nada escapa aos olhos da censura!! rsrs
      Obrigada por comentar!

      Beijos

      Excluir
  2. Caraca, to impressionada aqui rsrs
    Adorei a lista!! Salvei até nos meus favoritos... Um dos meus desafios literários do ano é ler algum livro que foi proibido. Pronto, já tenho uma lista! Alguns livros a gente até entende o porquê de serem censurados.. Mas outros... Crepúsculo ter apelo sexual?! hahaha

    www.cometaseestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, menina!! Vai entender a mente dessas pessoas!! hahahaha

      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa, nunca imaginei que Harry Potter ou As vantagens de ser invisível pudessem ser proibidos! Jogos Vorazes eu até entendo, mas tem alguns que realmente eu nunca imaginaria (muito feliz de ser brasileira haha).
    Adorei o post!
    Beijos,

    http://porummundocommaispaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Izabelle!! Eu também não imaginava!! hahaha

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir