[Minha Opinião] Morte Súbita

11:53 Helena Dias 10 Comments

Nota: ☆☆☆☆☆
Livro: Morte Súbita
Autora: J. K. Rowling
Editora: Nova Fronteira

Sinopse: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, “Morte Súbita” é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling.


Curiosidade: Inúmeras editoras recusaram seus originais, por serem grandes demais para crianças. Quando a Bloomsbury aceitou, pagou um pequeno adiantamento dos direitos autorais. Niguel Newton, diretor da editora, diz que Rowling teve sorte, pois eles sequer editam livros infantis. Mas como o original estava no alto da pilha, ele leu, adorou e resolveu publicar. 


Minha opinião: Muitos autores que tentam mudar o gênero literário [principalmente depois de uma saga de MUITO sucesso] assim tão bruscamente, nem sempre se saem bem e, por isso, eu fiquei meio apreensiva com esse livro. Fico feliz de dizer que eu me enganei... Rowling, definitivamente, decidiu mostrar ao mundo que ela é capaz de escrever além do mundo de Harry Potter.


"Ao pé da colina onde moravam, havia uma casa com um jardim triangular. Em geral, os quatro Fairbrother ficavam esperando no portão da frente, mas hoje não tinha ninguém ali. Todas as cortinas estavam fechadas. Por que será que as pessoas têm o hábito de ficar sentadas no escuro quando alguém morre?"

Tudo indica que a cidade de Pagford, onde se desenrola a trama, é uma cidade pacata e tranquila. Mas, aos poucos você vai percebendo que todo aquele lugar é carregado de ódio político, conflitos familiares, tráfico e consumo de drogas, estupro, roubo, traição, falta de esperança e desigualdade social, que, aliás, é o tema mais abordado no livro. O livro trata de perdas em geral, do começo ao fim.
Tudo isso é narrado sempre em terceira pessoa, o que te faz assistir a tudo como um espectador no camarote de uma sala de cinema/teatro.

Os inúmeros personagens são o ponto forte de todo o enredo. Cada um possui uma personalidade diferente e tão bem definida e caracterizada que nos conduz para dentro da história com uma facilidade impressionante. E, todos eles estão interligados de alguma forma.


"– É – disse Andrew, pensando em guerras e acidentes de automóvel, e em morrer sob as luzes da velocidade e da glória.
– É – repetiu Bola. – Foder e morrer. É isso aí, né? Foder e morrer. É a vida!
– Tentar foder e tentar não morrer.
– Ou tentar morrer – replicou Bola. – Para algumas pessoas, é assim. Correndo riscos."

Certa vez, assisti uma entrevista em que Rowling fala sobre o quanto se inspira no Stephen King. E, vou dizer a vocês: nesse livro ela mostra que soube se inspirar incrivelmente bem. Eu, como fã assumida de King, vi muito dele nesse livro, o que me ajudou a gostar ainda mais. Levei um tempo para terminá-lo, pois ele tem muita informação e eu queria evitar uma ressaca literária que pudesse me fazer odiá-lo.

Enfim...
Morte Súbita é uma obra impecável e, arrisco dizer, perfeita. Fiquei encantada e maravilhada com a capacidade da autora de sair do universo de suas obras anteriores. Porém, quero dar dois avisos:
1. Se você pensa que vai encontrar algo de HP nesse livro, desencana. Esse livro não tem nada a ver com as aventuras em Hogwarts. Ele tem uma realidade muito mais verdadeira, além de ser muito mais complexo. Portanto, se você iria lê-lo só por isso, nem comece.
2. Então, vai começar a lê-lo? Bom, o que eu digo é: LEIA DEVAGAR. Esse livro tem muito informação [como eu já disse acima] e pode se tornar cansativo, se você ler muito rápido, o que pode te fazer achar chato.


"– O casamento é sempre um mistério para quem está de fora – disse ela, cautelosa. – Ninguém pode saber o que acontece entre duas pessoas, só elas mesmas. Você não devia julgar ninguém, Gavin."

Bom, gente, go ahead!! Leiam!! 
Beijos Literários!!

10 comentários:

  1. Acho que é a primeira resenha que eu leio que fala bem de Morte Súbita!
    Eu tinha desistido de ler esse livro há muito tempo de tanta coisa ruim que escutei por aí, mas agora acho que vou dar uma chance :)

    Beijoos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Acho que as pessoas esperam algo muito parecido com HP e quando se deparam com algo completamente diferente, ficam decepcionadas. Mas, eu realmente gostei desse lado da Rowling. Achei muito bom mesmo!!

      Beijos.

      Excluir
  2. Comprarei, com certeza. Fiquei em dúvidas, achando que ia ser um derivado de Crepúsculo, mas pela review vale muito!
    Uma pergunta nada a ver, já leu a trilogia Millenium, que deu origem ao filme Os homens que não amavam as mulheres e suas continuações??

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro passa longe dessas realidades fantasiosas. Fala de uma coisa mais real.
      Nunca li não, mas tá na lista de espera!! rsrs

      Beijos, Jenny!!

      Excluir
    2. Quero review deles. Não li também, mas vi a trilogia de filmes suecos. Não curti "A Menina que Brincava com Fogo" e "A Rainha do Castelo de Ar", não por não serem bons, até são, mas gostei muito da parte policial misteriosa do primeiro filme e os outros são muito blablablablabla. Isso me desanimou de ler os livros.
      Mas se forem bons, correrei atrás!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Leia!! Mas, como eu disse, leia devagar!! Nada de pressa!! rsrs

      Beijos.

      Excluir
  4. Adorei Morte Súbita! É bastante reflexivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Iago!! É muito bom!! JK é realmente uma excelente autora!!

      Beijos.

      Excluir
  5. Ainda quero ler, mas muita gente tem falado que não é bom, só que pretendo tirar minhas próprias conclusões..rs.

    ResponderExcluir