10 curiosidades literárias que talvez você não saiba

10:35 Helena Dias 16 Comments

Já não é novidade para ninguém que ler é bom demais. Durante a vida, várias pessoas fazem questão de nos lembrar desse detalhe. Sempre somos encorajados a ler de tudo um pouco.

Acho que nós, admiradores da arte de ler, sempre gostamos de saber mais e mais sobre esse mundo que tanto amamos. Por isso, andei pesquisando e achei algumas curiosidades que talvez sejam muito úteis para você em algum momento da sua vida. Desde agradar ao professor de literatura a conquistar aquela paquera também amante dos livros. Ou apenas para conhecimento próprio. Seja qual for a sua motivação para continuar lendo, espero que tenha um bom proveito.


1. O título original de Fahrenheit 451 era "O Bombeiro"

Ray Bradbury e seus editores acharam que "O Bombeiro" era um título muito sem graça (e é mesmo). Então, ele ligou para o corpo de bombeiros local e perguntou em qual temperatura o papel queima. O bombeiro pediu que ele esperasse um pouco, enquanto ele queimava um livro (absurdo). Depois, ele voltou ao telefone e disse a temperatura.



2. Bradbury também escreveu o roteiro da adaptação de 1956 para Moby Dick.

Assim como muitos outros roteiros de filmes, contos e romances que tiveram a sua adaptação para o cinema.

3. Dom Quixote é o romance mais vendido de todos os tempos, com mais de 500 milhões de cópias.

Veja bem que eu disse ROMANCE mais vendido. Se for o LIVRO mais vendido, é a Bíblia mesmo.

4. Edgar Allan Poe queria um papagaio para repetir a frase "Nunca mais" (Nevermore), no poema "O Corvo".

Ainda bem que ele não perdeu o juízo por completo e disse que o papagaio não transmitia a melancolia do poema. Então, decidiu pelo corvo. (Ufa!)

5. Lolita, de Vladimir Nabokov, teve sua publicação recusada a princípio.


O romance era dito tão polêmico que apenas uma editora (Olympia Press) quis publicá-lo. Quando o livro virou sucesso três anos depois, outras editoras mudaram de ideia. (invejosas)

6. Charles Dickens acreditava em coisas sobrenaturais.

Ele até participava de um grupo chamado O Clube Fantasma. E também era grande fã de hipnose.

7. O personagem principal da Trilogia Cósmica, livros de ficção de C.S. Lewis, foi inspirado em J.R.R. Tolkien.



8. "Eu até terminei, editor, mas meu cachorro comeu"

Lendo assim até parece piada, né?! Mas, é a mais pura verdade.
O primeiro manuscrito de Ratos e Homens foi literalmente comido por Toby, o cachorro de John Steinbeck, autor do livro. Uma noite ele deixou o cachorro sozinho em casa e, quando voltou, ele havia comido parte importante do trabalho. Em um telefonema com o seu agente, Steinbeck disse: "eu fiquei bem irritado, mas o pobrezinho deve ter feito isso em um momento crítico."

9. Anna Karenina tem mais de 800 páginas, mas foi publicada originalmente em forma de série.

Entre os anos de 1873 e 1877, a Russian Messenger publicou o livro em forma de série. Mas, as visões políticas de Leo Tolstói, escritor da obra, divergiram com as do editor. Assim, houve interrupção e a obra só saiu por completo em forma de livro.

10. Gabriel García Márquez se recusa a permitir que Cem Anos de Solidão seja adaptado para o cinema. 


É estranho pensar nisso, já que diversos de seus trabalhos já viraram filme. Mas, o autor afirma que a razão pela qual não permite é que “eles colocariam alguém como Robert Redford para estrelar no filme, e a maioria de nós não tem parentes que se pareçam com Robert Redford”.


Espero que tenham gostado!!
Beijos Literários.

16 comentários:

  1. Ainda bem que o Ray mudou de ideia, porque com esse título não daria para levar o livro á sério kkkk
    Quanto a atitude do Gárcia Marquez, acho válido o argumento dele, em vista de sua posição política. Mas, mesmo assim, eu adoraria ver uma adaptação de Cem Anos de Solidão...
    Como assim o Edgar queria colocar um papagaio para ficar repetindo "Nevermore"?! Ri muito kkkk
    Adorei essa postagem!

    2surrealistas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isabelle!! Eu também ri demais com essa do papagaio!! Ainda bem que ele não seguiu com essa ideia!! hahahaha

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. Muito bom! E acho que García Márquez fez bem, viu! Cem Anos de Solidão é meu livro preferido da vida inteira, e não vou esconder que eu gostaria muito de vê-lo no cinema, mas, por outro lado, a história é tão cheia de detalhes que um filme só não conseguiria contar todo o livro de maneira decente. Sem falar que a história tem uma essência, um espírito próprio que seria muito difícil de ser passado para a telona, eu imagino. As chances de decepção seriam grandes...

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, Aline. Acho que ele fez bem. De verdade.

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada. Fico feliz que tenha gostado.

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Oi Helena,

    Nossa, gostei sim. Realmente são informações interessantíssima para nós amantes de literatura. Faz mais posts assim, please!

    Obrigado pela visita ao MVPL!

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que farei mais postagens assim!! Fico feliz que tenha gostado!!

      Beijos e obrigada pela visita!! =D

      Excluir
  5. Oi Helena, tudo bem? Adorei a postagem, bem legal e eu realmente não sabia de nenhuma delas. Achei bem interessante a sobre o título de Fahrenheit 451, mas nossa, queimar um livro :/.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rafaella!! Fiquei pensando: WTF? o.O hahaha

      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Excluir
  6. Normal recusarem os trabalhos e depois que vira sucesso daí todos querem (invejosos mesmo hahahaha)
    Aliás, tenho que ler Lolita nessas férias ♥
    Não sabia de nenhuma dessas coisas, Helena. Legal compartilhar!
    Beijos.

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ganhei Lolita de aniversário. Espero conseguir ler logo!! rsrs

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Helena, tudo bem? Falei um pouquinho sobre esse post na minha coluna de "Links Legais do Mês". Se quiser dar uma conferida, sinta-se a vontade.

    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/2014/12/links-legais-do-mes-3-novembro.html

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre acho super fofa essa amizade entre C. S. Lewis e Tolkien. Meu professor, que é super fã deles, até me disse que Tolkien era uma "católico fervoroso" e que ele influenciou que Lewis se convertesse, pois antes ele era ateu. Interessante, né?

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, não sabia disso!! Adorei.

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir