O QUE ME DISSERAM AS FLORES - ALANE BRITO

13:17 Helena Dias 1 Comments

Livro: O que me disseram as flores
Autora: Alane Brito
Editora: Arwen
Ano: 2015
Páginas: 392
ISBN: 9788568255124

Sinopse: Presa a uma promessa feita por seu pai, Ângela decide desafiá-lo a aceitar que não é vontade dela se casar com alguém que conhecia apenas através de cartas. Deixando-se levar por uma mentira, William viaja até a prometida, acreditando encontrar uma moça tão apaixonada quanto ele. Entretanto, depara-se com a força da raiva de alguém com quem sonhava passar o resto de sua vida. Por conta do grande amor que aprendeu a nutrir por ela, decide, então, lutar para conquistá-la. Usando a linguagem das flores para se declarar e, cada dia, se revestindo de uma força descomunal para suportar as palavras afiadas e suas duras atitudes, ele tenta encontrar uma maneira de fazer com que o ódio, que ela tanto demonstra sentir, se transforme em algo bom, mas para isso ele mesmo precisa continuar acreditando que é possível... Um grande amor é realmente capaz de suportar tudo? Conheça a emocionante história de duas pessoas numa mesma batalha, mas que lutam por desfechos diferentes. E que vença o mais obstinado

[Nota Pessoal]

Em 1933, Ângela Marques é uma jovem de dezoito anos, que graças a uma promessa feita por seu pai com um amigo, se vê obrigada a casar com o filho desse amigo, William Dantas. O problema é que isso é tudo que ela não quer, já que ela se apaixonou pelo irmão de sua melhor amiga, Felipe Albuquerque. E agora, Ângela precisa fazer com que seu pai desista da promessa e a deixe livre para viver o seu amor com Felipe, e ainda tem o problema de que William está chegando para fazer o pedido de casamento.

"Era como eu gostaria de estar: feliz, pois fui lamentavelmente vítima de uma promessa feita por meu pai e acho que passarei muito tempo tentando fazê-lo mudar de ideia. Colocou-me nela sem mesmo saber que eu nasceria ou se eu aceitaria. Prometeu-me ao filho de um amigo que já falecera há alguns anos. Isso fortaleceu seu desejo de realizar este meu casamento com o parvo William Dantas, a quem eu tive oportunidade de conhecer quando meus pais fizeram uma visita aos dele. Eu tinha apenas oito anos na época. Não tenho muitas lembranças desse momento, somente de sua implicância. Até os meus quatorze anos, ele me enviava cartas contando-me sua vida. Eu as recebia com entusiasmo e ainda as respondia, pois aceitava o que me fora programado de forma submissa."

A escrita da autora é clara, e não contém grandes problemas. Por se tratar de um período de tempo diferente, algumas palavras e expressões podem parecer rebuscadas para os mais desacostumados, mas nada que tenha grandes dificuldades de compreensão. O narrador é observador na maior parte da história, porém há momentos em que temos contato com um narrador personagem, já que aparecem trechos do diário de Ângela.

Os personagens principais são Ângela e William, um casal que passa boa parte do livro sem ser exatamente um casal. Ângela, por mais que de primeira pareça ser a garota que decidida que sabe o que quer, a medida que a estória avança, se torna só uma garotinha mimada desesperada para provar que estava certa. Já William é só um cara que aceitou essa promessa, e passa o livro inteiro sendo chutado e escorraçado pela mocinha em questão. Ele só parece ter continuado com a promessa por causa da morte do pai, embora diga muitas vezes no livro que é apaixonado por ela. 


Como dito no início, o livro fala sobre Ângela e sua luta para tentar fazer com que o pai volte atrás em sua promessa e não a obrigue a se casar com o filho de seu (do pai) melhor amigo, uma vez que a mesma está apaixonada pelo irmão de sua melhor amiga. Com isso a história se torna um bolo de fios amorosos, já que com a desistência de Felipe, Ângela se interessa por Leonardo, um recém-chegado advogado. Sua melhor amiga Lílian, por sua vez, acaba se apaixonando pelo prometido de Ângela,, William. Como uma boa guerreira, Ângela vai usar de diversos meios para fazer com que William desista do casamento, o que inclui Leonardo, que é usado como mero instrumento na história toda.

"William aceitou provar os biscoitos e um pouco de mais algumas guloseimas por causa da persistência invencível de Lílian. Aquele período ali fez bem para ele. Por um momento, sua cabeça ficou mais leve, apesar do aperto em seu coração não o deixar ignorar que algo muito ruim tinha acontecido em sua vida."

O que mais gostei no livro é que o enredo, apesar de comum, é envolvente e te deixa curioso para saber qual será o desfecho dessa trama. Quando cheguei ao final, porém, o mesmo se tornou um tanto clichê para o meu gosto. Sim, foi algo inesperado, entretanto não me pareceu algo espontâneo, digamos assim. A meu ver, a escolha do final apresentado foi apenas para sensibilizar os leitores, o que a autora conseguiu com sucesso, pois é bonito e emocionante.

Fora esse pequeno detalhe, a história é muito boa. Tem um enredo bom e trabalhado de forma boa também. Gostei bastante!



Beijos!!

Um comentário:

  1. Olá! Acompanho o blog e, sempre que possível, recomendo a leitura. Sou graduada em literatura e apaixonada por ler e escrever! É algo que me move desde cedo. Estou com um projeto de contos de temática feminista (posto que a maioria dos blogs feministas apresentam apenas textos opiniativos e argumentativos). Acho importante levar para a arte um impulso social tão importante de nosso tempo. Se puder, dê uma olhada em meu trabalho. O endereço é: http://minacontamina.blogspot.com.br/. Caso goste, recomende! A literatura feminina é mesmo algo extremamente difícil de ser visibilizada.... Enfim, conto com vocês!

    ResponderExcluir