E se... - Giovanna Vaccaro

14:19 Helena Dias 0 Comments

Livro: E se...
Autora: Giovanna Vaccaro
Editora: Coerência
Ano: 2015
Páginas: 320
ISBN: 9788582572105

Sinopse: Logan Moore tem todos os direitos quando reclama de sua vida. Ele foi baleado em um beco escuro e mandado para um reformatório injustamente. Tudo o que ele quer é cumprir seu tempo naquela mini prisão e, então, sair e viver sua vida normalmente.
No entanto, Olivia chega para mudar todos os cursos de sua vida, fazendo Logan se apaixonar da pior maneira possível. O que Logan não sabia era que o destino lhe dera uma chance de consertar seus erros e os erros das pessoas que ama. Em um segundo, ele se vê preso a uma pergunta insistente: Acreditar ou não acreditar quando seu pai diz que há uma maneira de viajar no tempo e evitar que uma grande tragédia aconteça mais para frente? Logan, desacreditado, no entanto, decide enfrentar as barreiras do espaço-tempo e descobre que essa escolha talvez tenha sido a pior de sua vida. Problemas que traumatizam Olivia, mortes e até amizades desfeitas são algumas das causas pelas quais Logan está disposto a arriscar sua vida e... Seu tempo.

[Nota Pessoal]
Apaixonante e viciante são tantas as palavras para descrever esse livro. Primeiro, queria ressaltar que Giovanna conseguiu criar um universo maravilhoso, acredito que tenha sido um desafio e tanto para a mesma usar um tema tão delicado. Viagens no tempo misturado com romance não deve ser uma tarefa muito fácil, é preciso pensar em todo um contexto, pois se trata de uma teoria já existente, que mesmo em um livro, merece ser muito bem desenvolvida. E a autora conseguiu cumprir sua missão quanto a isso, não deixando pontos soltos, o que acontece em muitas obras de mesmo tema. Com uma narrativa envolvente e deliciosa de se acompanhar, "E Se..." nos remete à complexas reflexões sobre nós mesmo, sobre nossos sentimentos, e até onde temos controle sobre o nosso futuro.

"[...] Se as coisas estiverem bem, aproveite porque elas não vão durar para sempre, e se as coisas estiverem ruins, não se desespere. Uma hora tudo vai voltar ao normal."
Os personagens em si fora bem desenvolvidos, o protagonista, Logan Moore, consegue nos fazer envolver com o que estamos lendo; temos uma fácil percepção das emoções do mesmo, o que nos aproxima mais dos personagens. Nota-se no decorrer da história um amadurecimento constante do protagonista, dando aquela sensação satisfatória ao leitor. Além de Logan, temos muitos personagens que, mesmo aparecendo uma vez ou outra, nos emocionam igualmente. Por exemplo: Ian, o melhor amigo do protagonista. Em algumas cenas em que ele aparece podemos sentir que um contexto único foi criado especialmente para o personagem. O que é destinado a ele em certa parte do livro é uma clara representação das inseguranças mais comuns entre as pessoas. A preocupação de Giovanna ao construir seus personagens é notável e admirável, o que impede totalmente que eles sejam rasos e sem personalidade própria.

"É como uma doença. Como se eu estivesse infectada por você. Não consigo dormir, não consigo pensar em ninguém nem em nada. Não consigo dormir, não consigo respirar nem comer. Eu amo você. Amo você o tempo todo. Cada minuto de cada dia eu amo você."
O romance não caiu no clichê, o que é muito bom. Pude sentir que Logan e Olívia são um casal com um dose cavalar de realidade inserida. Logan a ama; é um amor genuíno. É preciso ter olhos críticos, mente aberta e um emocional despido de qualquer pudor para ler e sentir a história. Cada página me dava uma louca expectativa de como se desenrolaria o enredo. Eu ri, chorei, me emocionei, vibrei com cada cena. Em meio a esse romance, temos os pais do protagonista, que também são peças importantes para tudo que se passa. Gostei da forma como cresceram dentro da trama e acredito que reflitam uma realidade muito comum hoje. Eles deixam um grande questionamento no ar sobre relacionamentos, sabe?! Vale muito a pena pensar neles como um contexto de atitudes e emoções, que, muitas vezes, deixamos de lado e não tomamos decisões a respeito, talvez por medo do julgamento alheio.

Frases marcantes são outra coisa que me fez amar "E se...". Algumas citações são tão profundas que abrem um leque de pensamentos que nos levam à refletir. Quantas oportunidades perdemos pensando "E se..."? E se você tivesse corrido atrás daquele sonho? E se você tivesse corrido atrás daquele seu amor? E se? E se? Nos faz pensar que a vida é cheia de possibilidades, consequências, cabe à nos correr atrás delas. Com um conteúdo bem desenvolvido e uma história envolvente, "E se..." promete te prender a cada página, a cada vírgula. Vai te envolver de tal forma que seu coração será sincrônico a cada capítulo; batendo forte por cada momento fofo, por cada momento desesperador, por cada uma das mil possibilidades que o mundo pode lhe proporcionar.

"O futuro não é algo a ser compreendido, mas sim, vivido. Não se tem como saber o que vai ou não nos ferir, mas é possível saber como aquilo vai afetar a nossa vida"

Beijos!

0 comentários: