Vingança Mortal - Raquel Machado

15:24 Helena Dias 4 Comments

Livro: Vingança Mortal
Autora: Raquel Machado
Editora: Amazon
Páginas: 120
Ano: 2014
ISBN: 9781495987793



Sinopse: Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seu rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam? Ao voltar para casa algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide então voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer. Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra-cabeça, onde cada peça parece se encaixar com extrema exatidão. E a solução para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.

[Nota Pessoal]

Brenda é uma empresária bem sucedida dentro do ramo da gastronomia. Apesar de ter casado com seu amor do colégio, ela perdeu contato com seus antigos amigos. Até que um dia, ela recebe uma ligação dizendo que Nicole, sua melhor amiga da época, havia falecido em um acidente de carro. Chocada com o acontecimento e se culpando por ter se afastado, Brenda vai ao velório na sua antiga cidade e percebe que Nicole tem marcas estranhas no rosto. Ao descobrir que a amiga passava por um casamento conturbado, ela começa a se perguntar se aquilo foi mesmo apenas um acidente. Com isso em mente, ela inicia uma investigação, a fim de juntar as peças desse quebra-cabeça. Porém, seus amigos daquela época mudaram muito. E ela começa a desconfiar de todos a sua volta, inclusive de seu próprio marido.

Quando li a sinopse desse livro, fiquei muito empolgada para começar a leitura, principalmente porque adoro livros desse tipo, com suspense e mistério. Eu realmente esperava algo ótimo desse livro, mas não foi isso que aconteceu, infelizmente. Acabei a leitura bastante decepcionada. O livro tem uma premissa ótima, com um potencial excelente, porém a história foi mal trabalhada. Pareceu muito corrido, sem muitos detalhes e desenvolvimentos bem elaborados. O enredo é apressado demais, o que acaba deixando de lado detalhes que fariam uma incrível diferença em toda a trama. Foram pouquíssimas páginas para o assunto abordado. Tudo foi tão rápido que eu não consegui me envolver na história. Nem sequer consegui torcer pela Brenda, nem por ninguém. E, sinceramente, senti que estava lendo apenas um esqueleto ao invés da história completa.

"Um véu preto cobria seu rosto, mas permitia ver as marcas do acidente, e quando cheguei mais perto percebi que elas eram profundas e pareciam ter sido feitas por facas. De repente passou uma ideia pela minha cabeça: e se não foi apenas um acidente?"

Já que mencionei parecer um rascunho, vamos falar da escrita da autora. Apesar de escrever de uma forma simples, rápida e fácil de acompanhar, é uma escrita um tanto repetitiva. Isto é, Raquel repete muitas palavras, e isso me incomoda um pouco, já que poderia ser solucionado facilmente usando sinônimos. Falando disso, vamos tratar de um ponto que me incomodou mais que tudo: a revisão. Acho que vocês sabem o quanto sou chata com os livros que leio. Porém, sou ainda mais chata quando o assunto é erro de português. (sou virginiana, gente, minha natureza é ser chata. Haha) Ainda assim, quando eu pego alguns erros sutis em um livro, não costumo comentar porque não acredito que seja necessário, mas não é o caso aqui. Os erros (ortográficos e gramaticais) desse livro são gritantes, diversos por página. Não, não estou exagerando. Em cada página, tinha uma avalanche de erros; parágrafos inteiros com dezenas deles. E, vamos combinar, isso é muito ruim para a leitura, afinal atrapalha bastante. Faltou cuidado demais na revisão. Se é que existiu uma.

A diagramação também não é das melhores, mas não falarei disso porque é o primeiro livro impresso pela Amazon que eu leio. Então, não sei se a mesma foi feita por eles ou não. 

"Até que ponto realmente conhecemos as pessoas?"
Com relação aos personagens, Vingança Mortal possui um ótimo leque deles. Contudo, a autora peca pelo excesso. Eram tantas pessoas envolvidas que tudo se tornou confuso demais, e eu sempre me pegava perguntando coisas do tipo "Mas, fulana é esposa de quem mesmo?" ou "Ele não era marido da outra?" ou "Por que essa pessoa apareceu? Não tinha necessidade". As páginas dessa trama são tão poucas que não há tempo suficiente para desenvolver os personagens, fazendo com que eles não cresçam dentro da história. Alguns personagens, a meu ver, foram irrelevantes e nem iriam fazer diferença se não estivessem ali. Na verdade, essa parte foi enrolada demais, e isso não me permitiu criar um vínculo com nenhum dos personagens apresentados. Muito triste isso.

Mais uma decepção para mim foi o final previsível e sem graça. Além de ter um desenvolvimento fraco, não consegui sentir o mistério e o suspense por trás dos acontecimentos. E, lá pela página 50 (das 120 que o livro tem), eu já tinha descoberto tudo que aconteceu. A história não conseguiu me conduzir de uma forma especulativa para que, no fim, eu fosse pega de surpresa. Entendem o que quero dizer?

" - Você sabe que toda ação, tem uma reação, é a lei da física meu amigo[...] - E agora você vai ter que arcar com as consequências."
Enfim... 
Para não dizer que nada me agradou, gostei da forma como a autora intercalou os capítulos dos livro no inicio, mostrando como o grupo de amigos se conheceu, como formaram casais e etc. Achei isso bem legal e, diferente das outras partes da história, foi abordado na medida certa, sem muita correria e com um pouco mais de detalhes, eu diria.



O livro pode não ter funcionado para mim, mas pode ser que você goste. Afinal, cada um tem seu gosto, não é mesmo?!

Espero que tenham gostado!
Beijos Literários!!




Se tiverem interesse em ler o começo da história, clique na image.


4 comentários:

  1. Oi Lena,

    Já tinha visto a capa desse livro sendo divulgada no Facebook, mas não fazia ideia de como era a história. Juro que achei que fosse erótico. Que pena que a história não funcionou para você, parece que tinha tudo para dar certo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha sim, Tati. Fiquei muito triste por não ter sido o que eu esperava!!

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi!!
    Confesso que esse livro não me atraiu pela capa, mas a sinopse me deixou um pouquinho curiosa. Sua resenha me deixou bem divida, mas no fim acho que não leria o livro. Também sou super crítica com coisas como erros e isso me faz querer parar de ler o livro na hora. Pela quantidade que você cita eu não sei como você conseguiu continuar lendo. Já vi vários livros da Amazon (ebooks) com milhões de erros e com histórias muito pobres. Acredito que são autores que não se deram o trabalho de fazer uma revisão do livro ou passá-lo por uma leitura teste pra enxugá-lo depois. Essa é a impressão que tenho.
    Mas foi ótimo ler sua resenha, gosto quando leio resenhas sinceras como a sua.
    Beijos!!!
    Quer Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor. Não deixe que a minha opinião te desmotive. Leia e veja o que acha. Como eu disse, não funcionou para mim, mas pode funcionar para você.

      É. eu acho que muitos autores pecam nesse sentido, de não revisar. Talvez até por certa inexperiência.

      Beijos e obrigada pela visita!! =D

      Excluir