Livros danificados por alagamento no Rio Grande do Sul começam a ser congelados
O alagamento ocorrido durante a virada do ano na biblioteca do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), no Campus do Vale, em Porto Alegre, além de ter danificado milhares de livros, colaborou para o aumento de fungos no acervo. Para tentar eliminá-los e retirar a umidade das obras, os volumes passaram por um secamento manual, folha por folha.
|
Nessa quinta-feira (16/01/2014), a UFRGS deu início ao congelamentos dos livros danificados. O trabalho começou com um dia de atraso devido a um problema mecânico com o caminhão que trazia do contêiner de resfriamento. Dos 18 mil livros afetados, cerca de 8 mil devem ser congelados a -25ºC.
A técnica, considerada inédita no Brasil, tem por objetivo congelar e matar os fungos que surgiram nos livros e evitar a proliferação. Após, as obras começarão a ser retiradas para que possam ser restauradas individualmente.
Apesar do esforço para a recuperação das obras, a universidade estima que cerca de 10% dos livros molhados (aproximadamente 1,8 mil) tenham sido perdidos.
Ao mesmo tempo que é triste ver tantos livros, tantas histórias se perderem, é gratificante saber que sempre tem alguém que se importa.
Parabéns a todos que estão envolvidos nessa restauração!! Vocês fazem a diferença!!
Beijos Literários!
Adorei a técnica pra eliminação dos fungos! Muito legal mesmo :)
ResponderExcluirhttp://livroscomchadastres.blogspot.com.br
Sim, Gabriela. É uma técnica muito interessante!!
ExcluirBeijos.
Infelizmente muitos livros foram perdidos, muitas e muitas historias . Mas como você disse, é tão bom ter alguém que se importa de verdade com essas raridades. E torcer para que isso não aconteça mais .
ResponderExcluirBeijoss,
miiheomundoliterario.blogspot.com.br
Como eu disse, Yasmim, essas pessoas fazem a diferença!! ;)
ExcluirBeijos!!
Nossa, que triste :/ Mas isso mostra que há muitas pessoas que prezam pela história, pelos livros! Espero que dê tudo certo no processo de restauração.
ResponderExcluirBeijos,
Letícia
http://www.odomdaescrita.com.br/
Eu também espero que tudo corra bem, Letícia!! Inclusive, vou procurar acompanhar e posto aqui as novidades!!
ExcluirBeijos.
Isso deve ter dado um grande trabalho, hein?
ResponderExcluirSecar folha por folha... Caramba!
Deve ter sido tão cansativo!
Eu fiquei super triste quando soube sobre esse alagamento, eu amo livros então doeu muito no meu coração ver algo assim acontecer.
Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW
Acho que doeu no coração de todos aqueles que curtem livros... Juro que me senti triste, como se fossem os meus livros, sabe?!
ExcluirMas, me senti bem melhor quando vi a dedicação das pessoas para restaurá-los!!
Beijos.