As Vantagens de ser Invisível - Stephen Chbosky

15:05 Helena Dias 7 Comments


Livro: As Vantagens de ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco 
Ano: 2012
Páginas: 224
ISBN: 9788532522337



Sinopse: As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.

[Nota Pessoal]

Eu decidi ler "As vantagens de ser invisível" porque queria assistir ao filme e, como todo leitor, eu queria ler o livro primeiro. E, também, porque várias pessoas me disseram que o livro de Chbosky não retratava o adolescente daquela forma caricata encontrada em diversos enredos.

A minha adolescência já passou há algum tempo, mas ainda assim me identifiquei bastante, não com um personagem específico, mas com todos eles. Como assim? Cada um tinha um aspecto que lembrou muito a minha época de adolescente, lembrou muitas histórias.

A narrativa é feita em forma de cartas, escritas por Charlie, um adolescente de 15 anos, para um amigo desconhecido. Charlie gosta muito de ler e é incentivado pelo seu professor de inglês, que o ajuda a aprimorar sua escrita. A partir disso, entra uma parte fantástica do livro: o autor soube se aproveitar desse fato para escrever o seu livro. Se no começo o texto parecia meio desleixado e confuso, no decorrer da narrativa a escrita de Charlie vai melhorando. Ele consegue organizar melhor suas ideias e contar os fatos de forma mais clara.

Stephen soube mostrar, através de Charlie, drogas, sexo, sociabilidade, abuso, transtornos psiquiátricos, ambiente escolar, relacionamento familiar e etc. Ou seja, tudo que envolve o universo dos mais diversos adolescentes. [com certeza, você vai se identificar com algum deles]

Por vários momentos me senti o amigo desconhecido de Charlie e queria muito dizer algo a ele, mas como eu não tinha um endereço... [rsrs]

Enfim... eu gostei muito do livro, mas não sei ao certo para quem indicá-lo. Na verdade, acho que é um livro que todos deveriam ler, independente da idade.


É isso aí. Espero que gostem e leiam o livro. Vale muito à pena!!
Beijos Literários!!

7 comentários:

  1. Eu queria ter gostado mais do livro. Não consegui me apaixonar por ele como a maioria das pessoas diz ter se apaixonado.
    O filme... bom, se eu não me encantei com o livro, melhor nem falar do filme :(

    bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja um livro apaixonante também, Alessandra. Mas, acho que é um livro pra mostrar a adolescência por outro ângulo, sabe?! rsrs

      Quando o filme, eu também não curti muito!! hehe

      Beijos.

      Excluir
  2. Eu gostei muito também, fiz uma resenha, mas você acredita que eu tinha focado no fato da escrita dele estar melhorando, meus parabéns, você fez uma crítica muito boa. :D

    http://leituraadentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que, para mim, pode ter sido mais fácil reparar nisso da escrita porque li em inglês e fica mais evidente a mudança.
      Muito obrigada pelo elogio!! :)

      Beijos.

      Excluir
  3. Eu também li esse livro pra poder ver o filme, mas não tive vontade de assistir o filme até hoje...rsrs. Não porque não gostei do livro, pelo contrário, gostei muito, me senti uma amiga de Charlie, mas quando vi um pedacinho do filme, não achei a cara do livro kkkk, o que é engraçado já que conhecia os atores, e a capa do livro é a do filme.. e a tendência é imaginá-los na hora de ler..rs. Enfim, achei que ia quebrar aquela magia de quando eu lia o livro. Mas quem sabe um dia assisto..rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o livro, tinha horas que eu queria tanto abraçar o Charlie e falar que tudo ia ficar bem ou escrever uma carta de resposta :(
    E mesmo depois de ler o livro eu assisti o filme e gostei.
    Parabéns pela resenha e pelo blog

    http://possibilidadesinfinitasdavivis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vivian!! Eu também tinha esse sentimento de querer responder as cartas dele!! hahahaha

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir