Não Pare! - FML Pepper

19:08 Helena Dias 12 Comments

Livro: Não Pare!
Autora: FML Pepper
Editora: Valentina
Ano: 2015
Páginas: 280
ISBN: 9788565859660

Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida? É chegada a hora da verdade.

[Nota Pessoal]
Assim que vi sobre o lançamento desse livro, achei que fosse romance. Porém, eis a minha surpresa quando eu descubro que, na verdade, é uma fantasia. Fiquei mais feliz ainda, quando a autora me presenteou com a versão digital do livro. Mas, vamos ao que interessa.

Não Pare! conta a história de Nina Scott, uma menina que seria completamente normal, se não fossem alguns pequenos detalhes, como as mudanças constantes de cidade/país e, claro, seus olhos com pupilas na vertical, como as de um gato. Agora, com 16 anos, essa vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a viver tirou a paciência de Nina. Ela não aguenta mais viver com tantas perguntas internas e os mistérios que envolvem seu passado, guardado a sete chaves. Ela quer respostas. Mas, quando Stela decide estabelecer residência em Nova York, Nina tem que esconder terríveis fatos de sua mãe paranoica. Com lapsos de memória e vertigens, ela passa a desconfiar de sua própria sanidade mental, de tudo e todos. Porém, quando um misterioso rapaz de olhar azul-turquesa aparece em sua vida, tudo começa a se agitar na vida de Nina. 

"Real e imaginário estavam entrelaçados em minha mente perturbada."

Antes de falar o que achei do livro, quero apresentar-lhes os personagens que tiveram mais destaque. 
Nina, como protagonista, me encantou demais. Apesar de possuir seus conflitos internos e suas dúvidas, ela tem uma determinação imensa e nunca desiste de seus objetivos. Com sua personalidade forte, ela sempre entra em uma discussão com Stela, sua mãe, quando o assunto é uma nova mudança. Falando em Stela, ela não é só uma mãe super protetora, como é completamente neurótica quando se trata de Nina. Qualquer coisa que aconteça, por menor que seja, pode ser motivo para mudar de cidade ou de país. Pode parecer chato, mas a verdade é que Stela ama sua filha demais e sabe mais do que aparenta. Por isso, não achem que ela está exagerando em algumas situações, porque ela não está. E tem seus motivos para suas ações super-hiper-ultra-mega protetoras.

"Por mais que tentasse não surtar com os acessos de pânico da minha mãe, podia sentir a minha razão entrando em colapso. Eu já era crescida e Stela tinha que aprender a  respeitar as minhas vontades também."

Temos ainda os amigos de Nina. Damas primeiro, temos Melanie (Melly, para os amigos), a mais nova BFF de Nina. Melly é um tanto peculiar e consegue conquistar Nina por sua sinceridade e jeito irreverente de lidar com tudo. As duas criam um laço de amizade muito legal no decorrer da trama. Porém, achei que Melly apareceu bem pouco. Algo me diz que ela é muito mais do que aparenta ser. Por outro lado, temos Philip, que sem dúvida nenhuma, tem uma queda (talvez um tombo inteiro) por Nina. Ele parece ser muito bondoso, mas não foi possível conhecê-lo melhor nesse livro. Porém, não perdi as minhas esperanças. 
Richard aparece de repente na trama, mas chega com tudo. Típico bad boy, ele é um cara cheio de mistérios e muito suspeito. Junto com ele, Kevin chega de mansinho. Parecendo um príncipe com seus cabelos loiros e olhos verdes, ele logo conquista o coração de Nina. Mas, ambos tem algo em comum: complicar ainda mais a vida dessa garota de pupilas verticais. Não posso falar mais do que isso sobre eles porque não quero estragar um pequeno detalhe sobre os dois e Nina. Pois é, sintam o cheiro do mistério que paira sobre esses meninos!
 
A construção dos personagens é ótima. É possível acompanhar o desenvolvimento dos mesmos a cada capítulo lido, o que é incrivelmente bom, não é mesmo?! Pepper também não teve nenhum medo ou receio de descrever batalhas e suas mortes. Portanto, pode esperar uma boa dose de ação também, queridos leitores. E, tudo isso é narrado através da visão de Nina, com uma escrita leve, fluida e impecável, eu diria. A forma de escrever da autora é energizante, tornando a leitura muito rápida. Eu li esse livro em um dia e meio, veja bem.

Particularmente, eu acho o tema "morte" bastante complexo e difícil de retratar, e transformá-lo em uma fantasia deve ser ainda mais complicado. E, quanto a isso, Pepper está de parabéns. Acredito que ela conseguiu passar originalidade de maneira sensacional, além de deixar claro que possui personalidade quando o assunto é escrever. Eu nunca imaginei que a obra poderia ter essa proporção, o que acabou excedendo minhas expectativas. 


"Se pudesse imaginar que estes seriam os últimos dias da minha vida, ou melhor, da vida com a qual eu estava acostumada, isso faria alguma diferença?"


A única coisa que senti falta foi de conhecer a história através do ponto de vista de Richard. Sim, de Richard. Ele passa a ter uma enorme importância dentro da trama, e eu gostaria de sentir o lado dele da mesma forma que sentia o de Nina. Queria saber seus pensamentos em determinados momentos, suas dúvidas e questionamentos. Porém, ainda existem dois livros, e espero que tenha essa parte dedicada ao Richard. Aliás, já tenho os e-books dos mesmos, e pretendo ler logo após a maratona de inverno. Hehe

Aventura, suspense, fantasia, romance... Não Pare! é um YA (É isso mesmoo. Não considero juvenil não. Julguem-me!) excêntrica e empolgante, que tem a capacidade de cativar públicos de várias idades. Super recomendo.


Contem aí nos comentários o que acharam da resenha e se já leram o livro!!
Beijos Literários!!

12 comentários:

  1. Oi Lena! Bem, você sabe que assim que bati o olho nesse livro eu pirei né? rs Fico feliz que tenha gostado também, e que ele tenha todos esses elementos interessantes e muita ação, por que eu gosto de livros eletrizantes assim. Assim que chegar o meu, poderemos trocar ideias do livro hehe. Adorei a resenha! Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sa!! Acho que você vai adorar o livro!!

      Beijos!!

      Excluir
  2. Oi Lena! Estou doida por esse livro. Adorei a resenha, ela só me deixou com mais vontade de ler. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, ele é bem fantasia mesmo!! Acho que é super a sua vibe!! Vai gostar muito!!

      Beijos!

      Excluir
  3. Mesmo com meu livro chegando amanhã, não me contive e tive que ler a resenha!
    Amei *-*

    Beijos!
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Espero que você goste do livro tanto quanto eu!!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi Helena, adorei sua resenha.
    Eu também tenho esse livro na versão e-book, já faz um tempinho que estou pra ler, mas vivo enrolando devido as minha inúmeras leituras atrasadas. Mas vou tentar mudar isso em breve, pois a obra me parece muito interessante.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!! Aii, leia sim!! Porque é muito boa mesmo!!!

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oiee ♥
    Helena a resenha está fantástica, esse modo como escreves deixa todos babados. :)
    Quero muito ler o livro só tenho que descobrir se está à venda cá em Portugal.
    Desejamos sucesso!!

    Beijesquilos, Magui ♥

    http://livros-com-oculos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir