A Ilha de Bowen - César Mallorquí

16:37 Helena Dias 1 Comments

Livro: A Ilha de Bowen
Autor: César Mallorquí
Editora: Biruta
Páginas: 524
Ano: 2014
ISBN: 9788578481407



Sinopse: Tudo começou com o assassinato do marinheiro Jeremiah Perkins, em um pequeno porto norueguês, e com um pequeno pacote, que ele enviou para Lady Elisabeth Faraday. Mas talvez a história tenha começado quando estranhas relíquias foram descobertas em uma antiga cripta medieval. Foi por causa disso que o mal‑humorado professor Ulisses Zarco resolveu embarcar em uma aventura a bordo do Saint Michel, enfrentando inúmeros perigos e o terrível mistério que envolvia a Ilha de Bowen.


[Nota Pessoal]

Olha, como foi difícil começar a resenha desse livro, viu?!

1920. Tudo começa quando Jeremiah Perkins é assassinado em um pequeno porto norueguês algum tempo depois de enviar um misterioso pacote para a Lady Elisabeth Faraday. Porém, não é bem assim que a história surge. Na verdade, tudo teve início quando estranhas relíquias são encontradas em uma cripta medieval bem antiga. E por esse motivo que o professor Ulisses Zarco parte em uma aventura cheia de perigos, na companhia de algumas pessoas, para enfrentar o mistério que envolvia a Ilha de Bowen.

Recebi esse livro através do Book Tour, organizado pelo Italo Teixeira, do blog Eu li, e você?. Quando o livro chegou, não me lembrava da sinopse e preferi deixar assim ao invés de reler. E isso foi ótimo, pois cada parte se tornou uma surpresa pra mim. A história, cheia de aventuras, intrigas e surpresas, me agradou bastante. Sem falar nos momentos de tensão e as reviravoltas, que conseguem te deixar apreensivo e ansioso para saber o desfecho daquilo.


"- Correr perigos sem ter uma razão para isso é uma insensatez, mas, quando se tem um nobre objetivo... ah, meu amigo, as coisas mudam."

A escrita de César é simplesmente maravilhosa. Um tanto rebuscada, ele consegue ligar diversos momentos aos personagens de uma forma coerente e sem pontos soltos, fazendo com que cada um tenha a sua devida importância dentro da trama. A sua forma de escrever é capaz de fazer o leitor viajar por diversos assuntos, desde UFO até Atlântida, a cidade submersa. É bem evidente a grande quantidade de pesquisa envolvida dentro desse livro. E posso dizer com certeza que o autor foi bem detalhista e preocupado com esses aspectos. Gosto quando percebo essa dedicação do autor porque mostra que ele se importa, entendem?!


"Verne levantou a sobrancelha com ceticismo.
- E espera encontrar o quê? - perguntou.
- Não estamos procurando a ilha de um santo? - devolveu Zarco, já se dirigindo para a saída da ponte. - Então é isso que espero: um milagre."

Para quem já acompanha as minhas resenhas, sabe que costumo falar um pouco dos personagens de mais destaque no livro. Entretanto. não farei muito isso porque acho que levaria uns dois dias falando de cada um deles (rsrs). De forma geral, todos os personagens são muito bem construídos e com um cuidado quase tangível. As personalidades de cada um são evidenciadas brilhantemente, tanto nos pontos positivos como nos negativos. Em vários momentos, cheguei a pensar que os personagens eram reais, tamanha a veracidade que o autor aplica a cada um deles.

Queria mencionar também a ambientação do livro, outro aspecto que adorei. Sombria, arriscada e melancólica, o autor soube bem como passar a essência do ano de 1920, seus costumes e tradições. Através de descrições intensas, César faz um trabalho capaz de atrair o leitor e de permitir o entendimento quanto aos rumos que a trama vai seguindo. Os questionamentos são apresentados desde o início da história, como uma maneira de introduzir fatores importantes para outros momentos da trama. Achei isso sensacional.


Além disso, não consegui imaginar que todos aqueles acontecimentos resultariam naquele final. Estou cho-ca-da! É realmente um desfecho surpreendente. Adorei.

Enfim... É um enredo que requer muita atenção, nos mínimos detalhes, pois tudo pode ser parte de um enigma. Tudo nesse livro parece muito simples e muito complexo ao mesmo tempo, o que torna a leitura fascinante. Se curte uma aventura carregada de mistério e história, pode mergulhar de cabeça nessa leitura. Super recomendado.

Beijos Literários!


Um comentário:

  1. Oi Lena,

    Não conhecia esse livro ainda, mas cara, sua resenha me deixou muito curiosa!!! hahaha.... vou adicionar nos meus desejados.
    bjs

    ResponderExcluir