Livros e Rock: Músicas inspiradas em livros
Olá, seus lindos!!
Todo mundo sempre comenta sobre as adaptações cinematográficas de livros; acho que isso nem é mais novidade. Mas, quando o assunto é música, pouca gente sabe que grandes músicos também se inspiraram em livros para escrever canções ou até mesmo álbuns inteiros.
Hoje, 13 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Rock. E euzinha, como boa apreciadora do gênero, decidi listar algumas músicas que você talvez não saiba, mas que foram inspiradas em livros.
Vamos lá!!
________________________________________
"Don't Stand Close To Me"
The Police
A banda The Police ganhou o Grammy de Melhor Performance por essa música em 1982. A inspiração foi o famoso romance de Vladmir Nabokov, "Lolita". Inclusive existe um trecho da música que faz uma perfeita alusão ao livro: "Just like the old man in the famous book by Nabokov" (Assim como o homem velho no famoso livro de Nabokov).
“Diamond Dogs”
David Bowie
Na realidade, Bowie tinha a intenção de fazer uma adaptação cinematográfica da distopia "1984", de George Orwell. Entretanto, os detentores dos direitos autorais negaram o pedido. Sendo assim, o rockeiro criou o álbum "Diamond Dogs", que tem como inspiração o cenário apocalíptico do livro.
“Misty Mountain Hop”
Led Zeppelin
"Misty Mountain Hop" é uma canção presente do álbum Led Zeppelin IV. O nome da canção faz referência às Montanhas Sombrias, de "O Hobbit", do J. R. R. Tolkien.
“Animals”
Pink Floyd
Uma das bandas mais politizadas do mundo do rock não poderia estar de fora dessa lista, não é mesmo?! Inspirada em "A Revolução dos Bichos" (George Orwell novamente), "Animals" é o décimo álbum da banda e faz uma crítica à politica e à desigualdade da época, chegando a comparar os humanos com animais, como no livro.
“Brave New World”
Iron Maiden
Iron Maiden é uma das bandas com mais referências literárias em suas letras. O seu décimo segundo álbum, "Brave New World", como o próprio nome já diz, tem claras influências do livro "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley. A terceira faixa do CD também possui o mesmo título.
“Who Wrote Holden Caulfield”
Green Day
Uma banda um tanto quanto recente, Green Day lançou, em 1992, a música "Who Wrote Holden Caulfield" no seu álbum Kerplunk!. Segundo Billie Joe, o vocalista, ele compôs a letra baseada em "Apanhador no Campo de Centeio" (J. D. Salinger) porque considera o protagonista rebelde como ele. Curiosamente, o mesmo livro também foi inspiração para a música que leva seu nome, "Catcher in the Rye", da banda Guns N’ Roses.
“Pet Sematary”
Ramones
Stephen King sempre se declarou como um grande fã de Ramones. Em seu livro "O Cemitério", o autor menciona a banda diversas vezes, chegando a colocar um trecho em que o Louis Creed, o protagonista, se hospeda em um hotel com o nome de Dee Dee Ramone. A música foi uma homenagem da banda ao autor e às referências citadas por ele.
“Sympathy for the Devil”
The Rolling Stones
Uma das músicas mais famosas da banda e eleita a trigésima segunda maior música de todos os tempos pela Rolling Stones, a canção faz referência ao livro "O Mestre e as Margaridas", Mikhail Bulgakov.
"For Whom the Bell Tolls"
Metallica
Uma das minhas bandas preferidas, Metallica se inspirou em alguns livros para suas músicas. Em uma delas, "For Whom the Bell Tolls", tem clara referência a "Por Quem Os Sinos Dobram?", do famoso escritor Ernest Hemingway. Outra inspiração bem famosa da banda é o conto "The Call of Cthulhu", de H. P. Lovecraft, que possui uma música com o mesmo título.
________________________________________
É isso aí, gente!! Existem várias inspirações musicais baseadas em livros, assim como vários artistas que usaram as mesmas obras como referência. Essas são apenas algumas que achei bem legal mencionar.
Se vocês conhecem mais alguma que não está na lista, me conta aí nos comentário!! =D
Beijos Literários!
Conheço muitas por nome é outras eu já amava como Green Day. 💜 Amei sua lista de música e a correlação com os livros. Fico divo. Bjos
ResponderExcluirwww.primeiras-impressoes.com
Oi Lena,
ResponderExcluirAdorei o post. Não sabia que essas músicas eram inspiradas em livros e nesse livros. hehehe...
bjs