Ninho de Fogo: A Mestiça - Camila Deus Dará
Livro: Ninho de Fogo: A Mestiça
Autora: Camila Deus Dará
Editora: Arwen
Ano: 2016
Páginas: 268
ISBN: 9788568255346
Sinopse: Melane, uma garota de 16 anos que vive com a avó, descobre não apenas ser uma mestiça de bruxa e dragão, como também uma princesa em um mundo chamado Ninho de Fogo.
Com ajuda de seu fiel guardião David, e o pequeno Jack, o garotinho de quase 300 anos de idade, ela volta para sua terra natal, descobrindo que o lugar está se despedaçando.
Em um mundo de dragões, fadas e sereias, Melane terá que ser forte para a batalha que colocará em risco o mundo onde nasceu, enquanto tenta descobrir a quem pertence seu coração.
Uma mistura de romance, aventura, guerra e salvação é o que te espera em Ninho de Fogo!
[Nota Pessoal]
A Mestiça é o primeiro livro da trilogia e vai contar a história da Melane, uma garota e 16 anos que vive com a avó. Tudo em sua vida parecia normal, até o dia em que sua casa é invadida, sua vó some e ela descobre ser uma mestiça de dragão com bruxa. Como se isso não fosse suficiente, ela é a princesa e única herdeira do rei em um mundo mágico chamado Ninho de Fogo. Em um lugar repleto de seres mágicos, como sereias, fadas e goblins, Melane terá que se preparar para a batalha que pode destruir de vez o seu mundo mágico.
"As pessoas têm fé em mim? Uma garota que viveu na roça durante toda a sua vida? Não sei como possoas dar esperanças a um povo que nem ao menos conheço, em um mundo que nunca estive."
Quando li a sinopse desse livro pela primeira vez, o interesse foi quase instantâneo. Como uma pessoa que adora uma boa fantasia, fiquei encantada com a proposta do livro da Camila. Essa coisa de misturar dragões e bruxas, colocando os dragões como protagonistas, me pareceu bem original, mesmo contendo alguns clichês típicos de uma fantasia, como, por exemplo, o triângulo amoroso. Mas, apesar de ter gostado de muita coisa, eu devo dizer que esperava muito mais do livro.
O mundo criado pela autora é muito interessante e cheio de ramificações para explorar, mas infelizmente, ficou muito superficial. É evidente que Camila tem imaginação de sobra e, talvez, por isso eu esperava explicações - ou, ao menos, uma introdução - sobre alguns assuntos, como o povo dragão e o funcionamento do reino. Apesar disso e da escrita simples demais, com diálogos fracos, a autora conseguiu conduzir bem a história e desconstruir esteriótipos do gênero fantástico, transformando dragões em seres amigáveis, sereias em criaturas não confiáveis e fadas em pessoinhas um tanto malvadas. E devo dizer que isso foi o que mais me agradou em Ninho de Fogo.
"Somente a cabeça para fora da água, olhos grandes me observando. Está escuro, mas a luz da lua parece tão forte aqui que posso vê-la quase perfeitamente. Ficamos nos olhando por alguns segundos antes dela se aproximar lentamente.
Ela se eleva mais um pouco sobre a água, agora posso ver seus lindos cabelos loiros esverdeados sobre seus ombros finos e pele perfeita de porcelana.
A ponta de uma longa calda verde folha surge, submergindo atrás de sua cabeça."
Em contrapartida, os personagens me decepcionaram um pouco. Tinham um grande potencial de desenvolvimento, porém não senti que foram bem trabalhados. Em sua maioria, eles pareciam rasos e óbvios demais. Melane tem uma personalidade original e parece ser mais madura do que qualquer garota da sua idade. Por vezes, me perdia achando que ela já tinha uns 20 e poucos anos. Só achei que faltou mais conexão entre ela e o mundo dos humanos porque assim que ela entra em Ninho de Fogo, parece esquecer da vida e dos amigos que tinha. É normal sentir saudades. Isso sem falar no fato dela aceitar tudo muito rápido, principalmente algo em relação a avó (não vou mencionar porque é spoiler). Não teve nenhum momento de negação, ou de achar que estava ficando maluca, ou até mesmo de revolta. Foi fácil demais.
David, dragão, amigo e quase namorado, foi super apagado a meu ver. Sendo ele o guardião de Melane desde que ela era um bebê, queria que ele tivesse mais presença na história. Ele não tem nenhum tipo de destaque que caracterize a sua importância. Nas cena em que aparece, sinto que ele sempre acaba ofuscado por outro personagem, e quando acontece uma coisa (spoiler de novo), eu quase não me lembrei dele. Se não fossem os momentos em que Melane pensava em David (que também eram pouquíssimos), acho que ele cairia no meu esquecimento de vez.
Por fim, quero falar de Jack, o bad boy desse trio amoroso. De longe, ele é meu preferido. Esse dragão começou como um simples personagem secundário, mas que no decorrer da trama foi crescendo em uma proporção enorme. Ele teve o desenvolvimento que eu esperava para David. Durante toda a história, podemos acompanhar a personalidade dele se formando aos poucos, o que é muito legal de ver em um personagem. Achei que Jack foi o personagem mais bem escrito entre todos os que aparecem, inclusive a própria Melane. Em alguns momentos, a história era narrada do ponto de vista dele. Isso permitia sim acompanhar melhor o desenvolvimento do personagem, mas nada muito significativo. E, ao mesmo tempo, achei um tanto desnecessário. Não acrescentou muita coisa à trama e os fatos ainda ficaram repetitivos.
Claro que existem outros personagens, mas, como disse antes, achei todos rasos e pouco trabalhados. Talvez nos livros seguintes eles tenham um destaque maior, que permita conhecê-los melhor.
"Você já se sentiu deslocado, como se não pertencesse a lugar nenhum? E não importa o quanto você tente, não consegue se adaptar. É como montar um quebra-cabeça, sabendo que muitas peças estão perdidas e você nunca conseguirá ver a imagem final."
O romance em si, achei fraco demais e sem características de um triângulo amoroso. A relação entre David e Melane é muito rápida. Ele passa de amigo a amor num piscar de olhos, nem dá para perceber a existência de um amor que vai além da amizade. Faltou a construção de um clima romântico, faltou ver o sentimento nascer entre eles. O que é diferente com relação ao Jack. A gente consegue acompanhar a história dos dois, consegue ver o amor crescer e ir tomando forma. Existe um caminho percorrido entre eles. Isso deixa o foco romântico apenas entre os dois, e David é deixado de lado. Acredito que por essa diferença gigante entre os pretendentes de Melane, acabei torcendo para ela ficar com Jack. #TeamJack
Os acontecimentos no geral são interessantes e coerentes, mas nada muito excepcional. Fiquei surpresa com a reviravolta, achei muito boa, mas recebi um banho de água fria em seguida. Porque todo o restante da história, incluindo o final, ficou previsível. Confesso que ainda tinha esperanças de um desfecho com um cliffhanger bacana. =/
"Até então tenho vivido aventuras apenas pelas páginas dos meus livros que pego na biblioteca da escola, mas agora estou vivendo minha própria história, e isso é totalmente diferente do que nos livros."
O projeto gráfico da editora está de parabéns. A capa é muito bonita e a diagramação também ficou ótima. A única coisa que deixa a desejar é a revisão. Tem bastante erro de escrita e de pontuação. Parágrafos que não deviam ser parágrafos, mas sim continuações dos anteriores, um número exorbitante de vírgulas e palavras repetidas.
Ainda que eu tenha gostado de algumas coisas no livro, o número de pontos negativos foi maior. Por isso, terminei a leitura um tanto decepcionada, uma vez que eu tinha grandes expectativas com esse livro. Consequentemente, ainda não sei se darei continuidade a essa trilogia. Mas, se você gosta de fantasia, cheia de aventuras e seres mágicos, não deixe de dar uma chance. O livro pode não ter funcionado para mim, mas pode funcionar para você. ;)
Beijos Literário!!
1 comentários: