A Herdeira do Mar - Ize Chi Kiohaan
Livro: A Herdeira do Mar
Autora: Ize Chi Kiohaan
Editora: Publicação independente
Páginas: 556
Ano: 2013
Sinopse: Cordélia Dolphin é uma adolescente quase normal: ela e seu pai já moraram em diversos países por conta do trabalho dele. Dessa vez, estão se mudando para a praia de Tamarama, uma pequena península localizada no estado de New South Wales, Austrália. Carregando um trauma por ter se afogado durante a infância e por ter perdido a sua mãe antes mesmo de conhecê-la, Cordélia tenta viver a sua vida, encontrando novos amigos e um possível candidato a namorado. Porém, seu mundo vira de pernas pro ar com a chegada do misterioso Morgan, um rapaz que rodeia a sua casa e sabe coisas sobre ela que ninguém mais poderia saber. Ao completar dezoito anos, tudo o que conhecia em sua vida começa a mudar: ela descobre que sua mãe era uma sereia, filha do Rei de Atlântida, governante de todos os mares. Morgan finalmente revela seu mistério, mostrando ser um tritão designado a protegê-la e guiá-la desde o dia de seu nascimento. Uma guerra subaquática se desenvolveu durante toda a sua existência e esse é o momento de assumir seu lugar como Princesa Herdeira, mas, como, se sua vida humana lhe parece finalmente perfeita?
[Nota Pessoal]
No início do livro, eu não sabia muito o que esperar, apesar de já ter me interessado pelo enredo da história. O que eu não esperava era me surpreender tanto com o quanto a história foi bem pensada e organizada em seus mínimos detalhes.
Acho que Ize soube tornar o mundo das sereias muito real, em uma proporção que não ficou exagerada, além de explicar os motivos de todos os fatos ocorridos, sem deixar faltar nenhum, até mesmo aqueles que foram relatados lá no começo. Foi o tipo de livro que me fez ter reações das mais diversas.
Desde criança, eu sempre gostei de mitologias, lendas e assuntos sobrenaturais (influências da minha mãe). Isso me fez ler muito sobre, e tornei-me uma pessoa muito crítica em relação a esses assuntos. Porém, eu gostei muito da forma fictícia como a autora colocou as lendas sobre o Reino de Atlântida, Poseidon, Zeus e etc, sem fugir muito das lendas reais.
É meio complicada encontrar uma ficção que envolva tantas lendas diferentes e que seja boa. Definitivamente, A Herdeira do Mar é um ótimo exemplo de que a literatura nacional não está perdida. Estou maravilhada com o universo criado pela autora.
Então, eu não dei a nota máxima por dois motivos.
Primeiro, o livro começa com uma linguagem um tanto formal, mas com o decorrer da narrativa se torna mais simples. Isso não me incomoda, eu até gosto de livros com esse tipo de linguagem. Contudo, acredito que algumas pessoas podem não se adaptar e/ou não gostar.
Segundo, pela repetição do quão Morgan é lindo, das sensações que Cordélia sente toda vez que está perto dele e do fato de ter que lembrar sempre o porquê de não poderem ficar juntos.
São críticas minúsculas, se comparadas ao livro como um todo.
Enfim... Estou em crise de abstinência e já quero a continuação [até porque quase arranquei os cabelos com o final, que ainda estou digerindo].
Eu SUPER recomendo a leitura dessa obra linda!!
É isso aí, meus leitores lindos!! Até a próxima!!
Beijos Literários!!
Como uma única narrativa é capaz de expor opiniões ao mesmo tempo semelhantes em alguns aspectos, e em outros assumir um perceptiva totalmente distinta de uma leitor para o outro... Adorei sua resenha Helena, assim como a da Natalhia, modo a minha própria opinião conforme o que li até o momento.
ResponderExcluirPatrícia
Obrigada, Patrícia!! Ainda não li a resenha da Nathalia, mas farei isso!!
ExcluirBeijos.
O que eu acho interessante em ler as resenhas é saber o que pesa mais para uma pessoa na avaliação; por exemplo, na sua e na da Nathalia, eu perdi uma estrela por detalhes que vocês mesmas apontaram como "minúsculo"; em outras, perdi 0,25, ficando quase 5 estrelas, pelos mesmos motivos rs
ResponderExcluirÉ muito legal ver o que cada uma considera mais importante, o que pesa mais na opinião de vocês. Para mim, tanto como escritora como leitora, pesa muito mais a linguagem, pois sempre detestei livro mal escrito e cheio de gírias; no entanto, procurei não passar tanta formalidade ao longo da obra, afinal, não é um trabalho acadêmico ;P
Não me canso de repetir: nada melhor do que uma opinião bem fundamentada; não me importo de receber 1 estrela, contanto que a opinião tenha coerência. Uma coisa é o gosto pessoal, pois nem sempre uma pessoa irá curtir esse estilo de literatura; a outra é a crítica objetiva, relativa à escrita e coerência da história ^^
Adorei sua opinião, flor!
Assim como você, eu também gosto de um livro bem escrito e sem gírias! Só achei que o público-alvo [que eu tomei a liberdade de identificar... desculpe o abuso] poderia não se adaptar, essas coisas!!
ExcluirFico feliz que tenha gostado da minha opinião porque eu adorei o livro!! rs
Beijos.
Parece ser um bom livro, e eu venho dado uma chance à literatura brasileira atual, até agora n me desapontei.
ResponderExcluirTô até participando de uma promo desse livro, espero que ganhe u.u
É um ótimo livro, Sérgio!! Deve ser a mesma promoção que eu estou divulgando. É um sorteio coletivo entre o meu blog e mais 4 outros!! hehe
ExcluirBeijos e boa sorte!!
Acabei de descobrir que preciso desse livro pra ontem.
ResponderExcluirQueria ter conhecido o blog antes... =')
Eu tô MUITO ansiosa pelo segundo livro!! Não aguento mais essa espera torturante... ahahah
ExcluirSe quiser saber mais, o site do livro é esse: http://www.aherdeiradomar.com.br/
Beijos e, agora que conheceu o blog, volte mais vezes!! hehe
Confesso que só pela capa eu não me interessaria..rs. Mas você me dá a entender que a história é realmente boa. O nome da personagem tbm achei bem original e bacana. Gostei. Beijos.
ResponderExcluiroi Lena,
ResponderExcluirA capa realmente não é muito atrativa. O mercado literário, os leitores, estão pedindo mais por isso ultimamente. Mas a história parece ser bem legal. Gostei. bjs