[MINHA OPINIÃO] Misery - Stephen King

13:09 Helena Dias 12 Comments

Livro: Misery
Autor: Stephen King
Editora: Suma Letras


Sinopse: Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se intitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegarão ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em Misery – Louca obsessão, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo.

Curiosidade: Originalmente, "Misery" chegou ao Brasil com o título de "Angústia", na década de 80, e foi publicado pela (falecida) Editora Francisco Alves, com o selo "Mestre do Horror e da Fantasia". Então, na década de 90, "Misery" ganhou sua adaptação cinematográfica sob o título de "Louca Obsessão".


Minha Opinião: Nesse livro, nos deparamos com a decadente situação de Paul Sheldon, um famoso escritor que, após sofrer um acidente de carro, acorda misteriosamente na cama do quarto de hóspedes da casa de Anne Wilkes, uma estranha mulher que diz ser sua fã número um. Para piorar a situação, as pernas de Paul foram estraçalhadas no acidente, causado-lhe dores insuportáveis. Entretanto, os seus problemas começam realmente depois que Anne descobre o fim da sua séria favorita. Bisbilhotando as coisas de Paul, ela encontra o manuscrito de um novo livro, que, segundo ele, seria um marco para a sua carreira, pois estaria deixando de lado a série de romances de época protagonizados pela heroína Misery e alcançando novos horizontes. Anne é psicoticamente fã da série e começa a torturar Paul de diversas maneiras, que eu não contarei, afinal não quero dar spoilers. (hehe)

"Ele descobrira três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após ter emergido da nuvem escura. A primeira era que Annie Wilkes tinha bastante Novril (na verdade, tinha muitos remédios de vários tipos). A segunda era que ela era viciada em Novril. A terceira era que Annie Wilkes era perigosamente louca." (p.17)

Eu queria falar um pouco da diagramação do livro, porém, se eu fizer isso, darei spoilers. Então, não!! (haha)
Mas, já adianto que a diagramação ficou ótima, com todos os detalhes pensados para encaixar perfeitamente com o enredo.

Através do ponto de vista de Paul, o autor consegue passar todos os tipos de sentimentos que o protagonista sente, enquanto prisioneiro de sua "fã número um". Típico de King, ele vai até quase a metade do livro construindo e amaciando o cenário de sua história, mas quando chega a tão esperada ação, dá para ter mini infarto. (rsrs)

O livro não tem nenhum elemento sobrenatural, como em outros livros do autor. É algo mais próximo da realidade, algo que por mais absurdo que possa parece, (infelizmente) existe. Ele brinca com a insanidade, transformando a leitura em algo cheio de surpresas e fazendo o leitor tentar imaginar o que acontecerá dali por diante. Pode ser difícil acreditar na loucura de Annie e nas atrocidades que ela era capaz de fazer. Sua loucura chegava ao ponto de mexer com o psicológico de Paul, em muitos momentos.

(...) A lata de lixo aberta derramava seu conteúdo pelo chão e emitia o odor morno de comida estragando, mas aquele não era o único cheiro errado, nem o pior. Havia outro que parecia existir apenas em sua mente, mas que não era menos real por causa disso. Era perfum de Wilkes: o odor da obsessão psicótica. (p.175)

King é muito talentoso com as palavras e sabe usá-las para te envolver. É praticamente impossível não sentir o coração acelerando em algumas partes, ou deixar de sentir o turbilhão de sentimentos que passam pelo protagonista, ou torcer para que algo de muito ruim aconteça com Annie.

Enfim, o autor brinca com os limites e horrores da natureza humana. Diria até que pode causar reações físicas no leitor. King, ainda coloca uma boa dose de humor negro no texto.
Leitura SUPER RECOMENDADA!!


Beijos Literários!

12 comentários:

  1. Oi Lena! Puxa vida se eu ja estava com vontade de ler o livro aqui em minha estante, agora tenho vontade de arrancá-lo de la e devorar a leitura mas infelizmente não posso..rs fila de parceiros...rs. Mas acabando esses eu começo, alias ja tinha ate iniciado a leitura e percebi que ia amar a leitura. Minha primeira leitura de King hehe. Suas resenhas sempre me traz uma outra perspectiva do livro, por isso adoro conferir aqui antes. Um beijao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sa!! Fico feliz que as minhas resenhas te ajudam!! =D

      Beijos

      Excluir
  2. Hummmmmm nunca li nada do King, morro de medo porque sou medrosa demais rs !! Mas achei tao interessante que fiquei com vontade de ler , ainda mais sabendo que não tem nada de sobrenatural, me deixou ainda mais com vontade , sua resenha ficou muito boa parabens !!

    Beijinhos da Lêeh

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor!! Como você disse que tem medo dos livros do King, se quiser uma dica para começar a ler as obras dele, aconselho começar por "A Espera de um milagre" e/ou "Carrie, a estranha". Além de serem os menos assustadores, na minha opinião, também possuem filmes, assim pode te deixar mais tranquila para começar!!

      Beijos e obrigada pela visita!! :)

      Excluir
  3. Oi Helena, tudo bom? Ainda não li nenhum livro do King, mas morro de vontade. O preço não ajuda muito HAHAHAHHA. Comecei a ler "A Espera de um Milagre", mas como era emprestado não consegui terminá-lo. Adorei a sua resenha, fiquei com mais vontade de lê-lo <3

    Beijos, Rob
    estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rob. Vai olhando o Submarino com frequência que sempre tem umas promoções com livros dele.

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  4. Que livro incrível, sua resenha me prendeu de uma maneira tão grande! Espero lê-lo logo, logo! Bjos :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Joyce!! Eu também espero que você tenha a oportunidade de experimentar o mesmo que eu nesse livro.

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  5. Eu ainda não li nada desse autor, mas tenho grande curiosidade e interesse, pois todos falam bem e sempre os livros dele chamam a minha atenção, mas ainda não tive oportunidade de ler um livro dele, mas logo terei kkkkk Enfim, adorei a sua resenha e espero conhecer o autor por esse livro o/

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!! Eu sou meio suspeita para falar porque ele é meu autor favorito!! haha
      Mas, tente ler algo dele sim, você não vai se arrepender!!

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  6. Geeente, a sinopse me deixou entretido e sua resenha me conquistou por completo,serio mesmo, tenho urgentemente que ler esse livro.
    Chô clichê, chô monotonia, chô tédio, só a capa me deixou entretido, mas após a sinopse eu me apaixonei!!!
    Chega to sem palavras Aaaaaaah!!!!!!

    Da uma visitinha no meu blog, ta meio parado, mas pretendo retomar nesse mês :D
    http://acimadasnuvensblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Italo!!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir