100 Escovadas antes de ir para a cama - Melissa Paranello

12:17 Helena Dias 6 Comments



Livro: 100 Escovadas antes de ir para a cama
Autora: Melissa Paranello
Editora: Objetiva
Páginas: 157
Ano: 2004
ISBN: 8573026200




Sinopse: Para Melissa, adolescente de 15 anos, tudo começa com a sua primeira vez. É nesse momento que ela entende, ou tem a ilusão de entender que os homens não estão interessados na essência de uma mulher, nem são capazes de amar prescindindo da carne. Assim, Melissa passa a oferecer seu corpo a quem quer que peça, entregando-se esperançosa de que alguém, ao olhá-la nos olhos, perceba a sua sede amor.

[Nota Pessoal]

Esse foi o tipo de livro que me atraiu pelo título, confesso. Li a sinopse e vi que se tratava de uma obra erótica. E, como gosto de eróticos, me interessei mais ainda. Por fim, acabei adquirindo o livro através do site Livra Livros (um site de troca de livros por pontos). Ele ficou um tempo parado na minha estante, mas eu finalmente li.

Bom, o livro é narrado em forma de diário. Sem pudores e rodeios, ele conta as precoces e diversas experiências sexuais vividas por uma adolescente entre seus 15 e 16 anos. A dona dessas memórias, Melissa (sim, o mesmo nome da autora), como qualquer adolescente, está em uma fase confusa em relação a tudo. Após perder a virgindade com o garoto por quem estava apaixonada e descobrir que ele não queria nada mais do que favores sexuais, é que a história começa.

"Nós falamos, nos movemos, comemos, realizamos toadas as ações que para um ser humano são obrigatórias, mas, ao contrário dos Rochedos, não estamos sempre no mesmo lugar, do mesmo modo." p. 31

A busca por si mesma através do sexo e o desejo intenso e inconsequente de encontrar o amor verdadeiro e tudo de bom que ele proporciona, fazem com que Melissa se envolva em situações absurdas, perigos e, até mesmo, degradantes. Pelo que pude captar da protagonista, ela precisa de mais do que o amor de um homem ou de uma mulher; ela precisa do amor de uma família e, principalmente, de amor-próprio.

A autora conseguiu caracterizar Melissa de uma forma infantil e adulta ao mesmo tempo. Acho que a maneira mais clara de perceber isso são nos momentos em que a protagonista chega em casa, após suas "saídas". Ela senta em sua penteadeira e escova o cabelo 100 vezes antes de ir dormir (motivo do nome do livro), como uma ato de punição e reflexão sobre o que acabara de fazer.

Em quase 160 páginas, a autora nos relata o que, supostamente, seria a sua vida (já que o livro é baseado em fatos reais, apenas trocando nomes e datas). Durante esse tempo, Melissa relata suas aventuras, as fortes consequências que elas trouxeram (que eu não achei tão graves assim; poderia ter sido bem pior) e as marcas deixadas para a vida toda.

"Às vezes as situações incômodas, os problemas ou as dificuldades escondem uma oportunidade de crescimento: muitas vezes no coração da dificuldade brilha a luz de uma preciosa joia. É prova de sabedoria acolher o que é desagradável e difícil." p. 132

Apesar de ser um leitura rápida e fácil, eu achei a escrita fraca, com um conteúdo mais vulgar do que interessante. Não consegui me envolver com a história. Não sei se isso já aconteceu com vocês, mas eu me senti meio robótica (o.O) lendo esse livro. Era como se eu estivesse no automático. Além disso, achei o final bem mais ou menos, um tanto superficial. Acredito que possa ter faltado algum tipo de orientação para a autora.

Enfim, se não fosse o sexo explícito, eu diria que maiores de 16 anos poderiam ler tranquilamente. Mas, como não é esse o caso, gostaria de esclarecer que esse livro é para MAIORES DE 18 ANOS.


Esse livro possui uma adaptação cinematográfica, que eu ainda não assisti. Dei uma olhada no trailer e ele é tranquilo, sem nada exposto.

O que acharam? Leriam esse livro?
Beijos Literários!


6 comentários:

  1. Oi Lena, não conhecia esse livro. Nunca nem tinha visto a capa dele. Confesso que não é meu tipo de leitura favorita. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que não é seu estilo, Tati!! hahaha

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro. Pela sinopse achei que ia gostar, mas lendo a resenha... Acho que não é do tipo que gosto, hahhaa.

    Beijos
    http://somundomeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahah... Ana, não custa tentar. A sua opinião pode ser diferente da minha!!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. O nome do livro me remeteu aos costumes do século XVIII, mas achei interessante a forma q ela usava esse ato para refletir, se penitenciar de alguma maneira pelas coisas q fazia, é um livro curto acho q em duas horas se lê (claro q isso depende muito da forma com a autora te envolve ou não na trama) a sua opinião é clara quando diz q não se envolveu, dependendo de como é a escrita realmente a leitura fica exaustiva e interminável Respondendo sua pergunta, acho q não leria esse livro, gosto do erotismo romântico, vulgar não.

    Beijos

    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que foi um livro que me decepcionou um pouco, pois eu esperava bem mais dele!! Mas, enfim... rsrs

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir