[IMPRESSÕES] A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

11:02 Helena Dias 6 Comments

Olá, seus lindos!!

Gostaria de avisar, primeiramente, que não se trata de uma resenha, mas sim da primeira impressão que eu tive da obra. Bom, eu recebi esse livreto da editora Novo Conceito. Ele é uma prévia, com seis capítulos, do livro que será lançado no dia 23 de março. São apenas 95 páginas de leitura. Logo, li em menos de uma hora. Mas, isso não vem ao caso.

Vamos lá!


Mark é um garoto de 12 anos que adora haicai e que poderia ser tão normal quanto qualquer outra criança. Ele tem um cachorro, Bean, e uma melhor amiga, Jessie. Mas, o que o diferencia das demais é que ele está doente. Aquele tipo de doença que te leva para o hospital; aquele tipo de doença da qual algumas pessoas nunca se curam. Então, Mark foge de casa. Consigo, ele carrega seu fiel amigo canino, a antiga máquina fotográfica de seu avô, caderno e caneta e um plano. Um plano de escalar o Monte Rainier, até alcançar seu topo. Um plano que pode ser a maior aventura da sua vida.

"Sozinho, estou deixando meu lar
Uma nova jornada, uma nova estrada.
Para as montanhas agora." p. 13

Eu gostei muito da forma como o livro foi dividido, em capítulos e "meios" capítulos, em que os capítulos "inteiros" são narrados em primeira pessoa pelo nosso protagonista Mark e os "meios" são em terceira pessoa, contando o que se passa na casa dele após seu desaparecimento.


Gostei da maneira como o livro começa, direto para o momento da fuga de Mark, que, aliás, é um garoto muito inteligente. Seu amor e apego por Bean é muito bonito. Bean é o tipo de cachorro que não mede esforços para proteger seu dono, e eu virei fã do pequeno cão logo no começo. Já Mark, é uma criança que tenta se mostrar forte, mas, no fundo, é frágil. Mesmo tentando mostrar o contrário, ele ainda tem medo da doença que o assola e de suas consequências. Eu, particularmente, achei Mark bem chatinho e não consegui me apegar ao protagonista. Talvez esse seja um mecanismo de defesa do personagem que só fica mais claro depois. Por ter lido poucas páginas, fica difícil dizer porquê ele não me cativou tanto. 

Apesar de ter gostado do começo, devo confessar que a história não me envolveu de imediato. Porém, após ler umas 40 páginas, eu já conseguia me sentir um tanto aflita em algumas partes. Foi nesse momento que a história começou a me conquistar. Além disso, foi mais notável as lições de vida que o livro tenta passar em cada capítulo. 

"Acordando de pesadelos
Vozes de anjos me acordaram
Deixe os lobos para trás." p. 74

Enfim, parece ser um livro ótimo, daqueles que te ensinam a apreciar os pequenos momentos da vida e que são repletos de grandes mensagens. Aguardo ansiosamente para ler o livro por completo!

Beijos Literários!

6 comentários:

  1. Eu adoro livros assim Lena. Que tem uma história que nos faz refletir, e tiramos lições. Vai entrar pra minha lista. Mais um haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista nunca tem fim, né?! hahahaha

      Beijos e obrigada pela visita!! =D

      Excluir
  2. Olá!
    Livros assim são muito bons, porque podemos tirar algo bom, algum aprendizado deles ... Me parece ser uma ótima leitura!

    Beijos!
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também surto muito histórias assim!!

      Beijos e obrigada pela visita!! =D

      Excluir
  3. Oi Helena!
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro! Parece-me ter uma história magnifica e muito inspiradora.

    Beijos,
    http://lendouniversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Alessandra!! Parece ser um ótima história!! Vamos aguardar!! haha

      Beijos e obrigada pela visita!! =D

      Excluir