[RESENHA + SORTEIO] O diário dos trinta anos - Joyce Xavier

14:16 Helena Dias 33 Comments

Olá, seus lindos!!

Então, eu fui convidada pela Joyce Xavier para betar o novo livro dela.

Fiquei imensamente feliz e honrada pela escolha . Por isso, gostaria de agradecer pela oportunidade e pela confiança que demonstrou ter em mim. Obrigada, Joy!! 

Mas, vamos ao que interessa!!

Livro: O diário dos trinta anos
Autora: Joyce Xavier
Editora: Lampejos
Ano: 2015
Páginas: 116
ISBN: 9788569033417

Sinopse: Maria Luisa Fernandes, Malu, Maluí ou Maluca, formada em Ciências Contábeis e Psicologia, trabalha com a sua amiga de faculdade, Diana em seu próprio escritório contábil. Com a vida economicamente bem, porém depressivamente louca, Malu ganha de presente no dia seu aniversário de trinta anos, um diário – que o nomeia de Ginger - da debochada Carol Portinari, atual do seu ex, Marcelo.Protagonista de inúmeros relacionamentos fracassados pela traição, ela sofreu uma depressão quando terminou com Rafael, um relacionamento intenso e forte e preferiu jogar fora todos os seus remédios e não ir mais para a terapia. Rendeu-se a embriaguez. Com as suas noites de bebedeiras ao lado de seu amigo Brit, ela sempre é salva por Dona Dalva em seu escritório. Os dias de ressaca são normais nos dias de solidão ela ouve Spice Girls. Sempre com um jeito de menina e apaixonada por sexo, Malu não quer crescer – “É um paraíso ser criança. É um inferno ser adulto. – A mesma diz em um de seus dias melancólicos. Procura homens em redes sociais e aventura-se com Fernando, o motoboy da sua empresa e PH, o pipoqueiro do bairro, ambos relacionamentos de carência e tesão. Nos dias de TPM, ela sempre se desgasta com a sua amiga Antunieta e no seu pior dia de porre reencontra seus amigos de longa data: Amanda, Rodrigo, Thiago e Arthur. Além de ir para uma rave e descrever todas as páginas deste diário com inúmeros palavrões. Sua essência é desbocada. Neste diário, você encontrará uma mulher que faz piada da sua própria desgraçada. Você soltará gargalhadas com o jeito espontâneo e libertador de Malu, você perceberá o quanto pode perder tempo sofrendo por alguém, se ao seu redor pode ter alguém que realmente te ame.

[Nota Pessoal]

O que dizer de Malu que mal conheço e já considero pacas?!

Joyce nos apresenta o mundo de Malu através de seu diário, carinhosamente nomeado de Ginger, devido ao seu amor pelas Spice Girls. Nesse livro, acompanhamos todas as venturas e desventuras da nossa protagonista de uma forma descontraída e original. Afinal, quem não tem algumas histórias para contar a seus netos, não é mesmo?!

Bom, antes de mais nada, quero falar do prólogo desse livro. Escrito pela autora Juliana Daglio, ele é um primeiro encontro com Joyce. Isso mesmo, você não leu errado, nem eu escrevi errado. Antes de conhecer Malu, precisamos conhecer quem está por trás dessa personagem. E através de uma análise psicológica, Juliana nos apresenta a autora. Não a Joyce Xavier profissional, mas a Joyce Xavier que quase ninguém conhece; a Joyce garota e a Joyce mulher; a Joyce furacão e a Joyce brisa de outono. A Joyce que todos deveriam conhecer.

"Não vim aqui versar sobre conceitos psicológicos e psicanalíticos, muito embora me encontre tentada em fazê-lo (afinal, sou formada em psicologia, praticante e devota da profissão). O que quero com minhas primeiras palavras é chegar a um ponto onde eu possa deixar claro o impacto que uma certa pessoa e seus escritos causaram em minha vida, prevenindo-o, caro leitor, do impacto que está prestes a ter." (Prólogo - Juliana Daglio)

O livro não possui capítulos propriamente ditos, ele é diagramado como se fosse um diário, ou seja, com data, hora e dia da semana. Com os textos em primeira pessoa, incorporando a nossa querida Malu, a escrita de Joyce é leve, descontraída, fácil e cativante. É uma leitura tão envolvente, que chega se tornar rápida. Assim que engatei na leitura, não quis mais parar de ler.

Falando em personagens, não tem como destacar outra pessoa que não seja a protagonista. Simplesmente pelo fato de que o livro é todo ela. Sim, existem outros personagens, mas eles se tornam mínimos se comparados a grandeza de Malu. Pode-se perceber que Joyce a criou com tanto cuidado e apreço, que ela beira os limites da realidade. Por várias vezes, achei que ela fosse pular para fora do livro e me convidar para tomar um chopp (Ainda estou esperando, hein, Malu!). Malu não só é cativante como também tem um pouco de você, da sua amiga, da sua irmã, da sua prima, de mim... Ela tem todas as mulheres nela; é quase impossível não se identificar com algum de seus aspectos. Além de forte, a protagonista é muito vulnerável. Mas, não pense você que ela mostra isso a todos. Não, não. Apenas Ginger sabe de seus pontos fracos, suas recaídas e sentimentos.

"De gente estranha já basta eu."

O desenvolvimento e crescimento da personagem é ótimo. Joyce cativa através de Malu e sua sinceridade, que já é uma característica muito marcante na autora. Malu aprende com as próprias burradas, com as próprias decisões erradas, assim como muitos de nós. Teve um momento específico que tive vontade de entrar no livro, sacudir Malu, dar na cara dela e dizer: "Cê tá louca, mulher?". Não direi que momento é, óbvio. Não quero estragar a surpresa de ninguém com spoilers.
Mas, voltando... O amadurecer da personagem é maior e maior a cada página virada. E as coisas que ela aprende com as consequências de seus atos só ajudam ainda mais nessa evolução. Malu pode ser... não. Malu é o alter ego de todas nós, que aprendemos com as merdas que fizemos.

"Pego o controle remoto e ligo a TV. Mudo os canais como mudo o meu humor."

Falando do enredo como um todo, o livro é muito gostoso de ler. Não só te ensina a dar valor a quem te ama de verdade e a você mesmo, como também é descontraído, divertido e engraçado. Se você tiver mais ou menos a minha idade (25 anos) ou um pouco mais, vai sentir até certa nostalgia com as músicas citadas - Cazuza, Spice Girls, Raimundos, Legião Urbana... E se você é mais novo, mas gosta de músicas que não são da sua época, vai adorar as referências.

Enfim...
Não sei se estou certa em classificar esse livro como um chick-lit, mas isso realmente não importa. O que mais me agrada é saber que posso dar risadas e aprender coisas para a vida inteira através de um livro. Não um livro qualquer; porque de qualquer ele não tem nada. Ele consegue refletir cada um de nós, seja homem ou mulher. Ele é o NOSSO diário.
"Mas não vou me aborrecer com merda, já basta o aborrecimento que eu tenho diariamente com outro tipo de merda e com a minha prisão de ventre."

Oooopaaa!! Não acaba por aqui não!! Tem SORTEIOOOO!!
Basta seguir as regras no formulário abaixo (se não souber como, clique aqui) e torcer!! E não se esqueça de ler o regulamento no final do post.

a Rafflecopter giveaway

REGULAMENTO:
• Preencher os formulários (Rafflecopter) com as opções obrigatórias. Então, as chances extras serão liberadas.
• Ser residente em território nacional.
• O ganhador terá 3 dias para responder ao e-mail. Caso contrário, haverá um novo sorteio.
• Não nos responsabilizamos por danos ou extravios causados pelos Correios.
• Caso o livro retorne ao remetente por causa de endereço incompleto ou impossibilidade na entrega, não será refeito outro envio. E o sorteio será refeito.
• O sorteio terá início dia 29/07/2015 e término em 29/08/2015.
• O resultado sairá até 3 dias após a data final.
• O livro será enviado pela autora dentro do período de 45 dias úteis após a divulgação do resultado. (O ganhador será informados sobre isso por e-mail)
• Perfis fakes ou utilizados apenas para participar da promoção serão desclassificados.

Não se esqueçam que o livro está em pré-venda no Sanfer Livros. Corra, os exemplares são limitados!


BOA SORTE A TODOS!!


33 comentários:

  1. Oi Lena. Eu também li o ebook desse livro, e adorei! A Malu é mesmo uma figura, impossível não se apaixonar, rir e chorar com ela. Tô torcendo pra ganhar hehe. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Linda resenha, eu estou doida pra receber a Malu em casa!
    Ela já está lá no blog, veio pra uma visita de 7 dias, mas quero que ela venha de mala e cuia pra minha casa e ela tá chegandooooo!
    Não vou participar do sorteio, apenas por não saber usar este app, hahahahah

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu é diva demais!! Tem um link no post explicando como usar o app, flor!! ;)

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. nossa muito ansiosa pra ler!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa esse livro parece ser ótimo, curto muito um chick-lit, gosto muito de história narrada como se fosse mesmo um diário, essa fase dos 30 é bem interessante, parece super divertido, fiquei doida pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super divertido mesmo!! Haha

      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  5. Esperando ansiosa pela Malu, com certeza será um maravilhoso livro tão gostoso de ler quanto os textos dela. Joyce Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, flor!!! Lindo demais esse livro e com uma lição ainda mais bonita!!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. deve ser bom
    itamiram
    itadua@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom sim!! E engraçado!! rs

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  7. Como eu tenho duas vezes trinta mais alguns, não sei o que esperar do livro. Amei sua resenha. Achei a Malu a cara das meninas do momento. Aos trinta, eu tinha duas filhas. Hoje, aos trinta, as mulheres estão vivendo intensamente a vida e isso é ótimo. Quero muito ler e descobrir mais um pouco sobre a personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli, esse livro é para a todas a mulheres, sendo elas Malu ou não!! rs

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  8. Quero muito ler esse livro agora, bela resenha e mil beijos ^.^

    Vanessa | http://closetdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser bem engrado e realista!! Quem nunca chorou por alguém ou já teve seu momento deprê!! Mas Malu parece viver intensamente apesar dos altos e baixos da vida!!! Participando e torcendo!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu representa um pouco de cada uma de nós, com certeza!!

      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  10. Já gostei da Malu de cara!! Ela parece ser uma personagem muito extrovertida, que não deixa a peteca cair apesar dos tombos que a vida nos dão!! Participando e torcendo muito!!
    Zilda Rosa dos Santos
    zildarosadossantos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela é!! Tem seus momentos deprê, mas dá a volta por cima sempre!!

      Beijos e boa sorte!! =D

      Excluir
  11. Adorooooooo livros engraçados, não importa qual seu gênero predominante, quero lê-lo muitooooooo.
    Boa sorte a todos, eu fico de fora.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxaaa, Fran. Uma pena não poder participar!! :/
      Mas, entra em contato com a autora através da Fanpage do livro e compre o seu autografado!!!

      Beijos e torcendo para vc participar dos próximos!!

      Excluir
  12. Esse livro parece ser bem engraçado! rs
    Participando!
    maiiira04@gmail.com
    =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Maíra!! Dei boas risadas com ele!!

      Beijos e boa sorte!!

      Excluir
  13. Bom, demoro um pouquinho para chegar aos meus trinta aninhos ;P
    Adorei a forma como é contada a história de Joyce, estou ansiosa para conhecê-la através de seu diário, que tem tudo para me conquistar, principalmente por ser divertido, tornando a leitura agradável e leve.
    Adorei a resenha <3
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alessandra!!

      O livro é ótimo mesmo! Acho que todos deveriam ler, até mesmo os mais novos porque vale como lição!! Rsrs

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Adoro ler livros engraçados, principalmente quando o personagem principal é feminina e ainda compartilha conosco seus pensamentos e aventuras. Ainda não cheguei aos trinta, porém tenho um pouco de curiosidade em como serei daqui a cinco anos. Em quanto não chego lá, quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci, participando do sorteio.

      wanderleadiogenes@gmail.com

      Excluir
    2. Wanderléa, leia sim. Eu também não cheguei aos trinta ainda, mas me identifiquei com Malu em muitos aspectos!! Vale a pena!!

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir