Stânix: O Poder dos Elementos - Eder A. S. Traskini

15:46 Helena Dias 4 Comments

Livro: Stânix - O Poder dos Elementos
Autor: Eder A. S. Traskini
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 144
Ano: 2013
ISBN: 9788542800579

Sinopse: Aaron não sabe que é um elfo. Quando ele é enviado à cidade de Guil numa missão, junto com Farep e Sora, tudo muda em sua vida. Sora será oferecida para casar com o príncipe Joe, como forma de mostrar amizade entre as duas cidades. Pant, rei de Guil e pai de Joe, está começando uma guerra para controlar todo o reino de Stânix, mas, segundo o costume, não pode deixar a cidade até que o príncipe tenha sua princesa. E Joe rejeitou todas as suas pretendentes.
O reino já sangrou uma primeira vez e foi salvo pelos elfos. Estes, deixaram Stânix, após uma profecia sobre a segunda guerra. Agora, o destino de tudo está nas mãos de Aaron.

[Nota Pessoal]

Stânix é uma terra medieval que já foi habitada por humanos, anões e elfos. Durante uma guerra, tudo parecia estar perdido. Porém, o reino foi salvo graças à magia e inteligência dos elfos, que logo deixaram Stânix, após uma profecia sobre uma segunda guerra.
Aaron, foi deixando para trás durante esse primeiro conflito. Ele nem imagina o que o destino reserva para ele e as surpresas que o esperam, afinal ele é o único que pode salvar o reino.

"Numa guerra um instante de hesitação pode ser a diferença entre a vida e a morte. Nesse momento, a guerra começou para nós todos e é bom vocês aprenderem essa lição."
Assim que comecei a leitura, a primeira coisa que percebi foi a maneira como o autor escreve. É uma escrita rápida, fácil e objetiva. O livro é bem curtinho, com apenas 144 páginas, e isso tornou a leitura bem mais tranquila.

Antes de mais nada, vamos falar dos personagens.
Primeiro, temos Aaron, o protagonista. Ele é um menino doce, inteligente e destemido. Em diversos momentos, achei o personagem meio chatinho. Entretanto, com o decorrer da trama, entendi que ele apenas tem muitas dúvidas a respeito dele mesmo e seu passado. Diferente de todos ao seu redor, ele tem cabelos azuis. Mesmo raspando a cabeça para não ser motivo de chacota, suas orelhas pontudas ficam aparecendo, o que não ajuda muito. A única que não o olha com desprezo e aceita é Sora, uma jovem mensageira e melhor amiga de Aaron. Sempre preocupada e carinhosa com o amigo, ela tem de ir numa missão que pode ser a última esperança de salvar sua cidade. Eu gostei do jeito de Sora; ela é meiga e delicada, mas possui uma bravura enorme quando se trata de ajudar seus amigos. Junto com ela, além de Aaron, está Farep, o mais jovem participante do conselho. No começo, achei esse personagem meio arrogante, mas depois entendi que isso é apenas um mecanismo de defesa contra sentimentos. Ele, na verdade, é apenas reservado. Contudo, por trás do jeitão introvertido, Farep se mostra incrivelmente corajoso, amigo e leal.
Mais a frente, somos apresentados a Joe, Terek e Alice. Porém, esses não tiveram muito destaque nesse livro. Acredito eu que eles aparecerão mais no próximo volume. Por isso, não falarei deles aqui. Confesso que, mesmo com as poucas páginas sobre ela, simpatizei com Alice. Vamos ver se isso continuará.

Acima: Aaron, Sora e Farep | Abaixo: Joe, Terek e Alice
A narrativa do livro é simples, fluída e leve, podendo ser lido em um dia, tranquilamente, sem que o mesmo se torne cansativo. Uma das coisas que mais gostei foi o fato de ser uma história com poucos personagens, o que evita aquela confusão mental quando se trata dos mesmos e permite que o desenvolvimento deles seja bem mais elaborado.


"- Estou com medo, Aaron. 

Foram as únicas palavras proferidas por Sora após ficarem a sós. Aaron também tinha medo, e esse medo havia congelado as palavras em sua boca."

Apesar de ter gostado do tema, do enredo e da premissa do livro, tenho alguns pontos que me incomodaram um pouco. Em determinados momentos, senti que a história estava meio corrida, como se a intenção fosse que ele acabasse rápido. Em consequência disso (ou não), senti falta de cenas mais explicativas e com mais descrições. Acredito que se essas cenas fossem melhor elaboradas, o livro teria um quê a mais. Além disso, achei algumas cenas sem muita emoção, o que fez com que eu não conseguisse me apegar tanto ao livro, nem me envolver completamente com os acontecimentos. Mas pode ser que isso mude nos próximos livros. Vamos esperar, não é mesmo? 

Outra coisa que não me agradou foi o final. Não que ele tenha sido ruim, mas sempre esperamos finais enigmáticos em séries; e esse não foi. Apesar de todas (ou quase todas) as questões terem sido resolvidas, o livro termina com um ponto final, quando deveria terminar com reticências. Claro que essa é apenas a minha opinião.

"E ali ficaram. Aaron deitado de barriga para cima, como estava antes, só que muito melhor, porque Sora estava deitada em seu ombro."

Enfim...
Tirando esses pequenos pontos negativos, o livro tem uma história boa, que pode desencadear em acontecimentos ótimos e surpresas ainda melhores. Espero ansiosa pela continuação, quero saber qual será o verdadeiro destino de Aaron. 


É isso aí, gente!! Espero que tenham gostado!
Beijos Literários!!

4 comentários:

  1. Oi Lena! Bem, eu achei esse livro interessante quando li uma resenha de outro blog, mas depois até esqueci. Então vi ele novamente no encontro fantástico da semana nacional do livro faz pouco tempo e novamente me despertou o interesse. Gostei de sua a observações, e achei interessante ser um personagem masculino descobrindo que é um ser mágico, ultimamente os livros tem colocado muito personagens femininas nessa situação. Senti um pouco a falta dessa variação rs. E que bom saber que não tem taaaaaantos personagens haha. As vezes confunde minha cabeça rs. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha... É, Sa! Eu também curtir o fato de ser um personagem masculino como protagonista!!

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Lena, já tinha me interessado bastante por esse livro, depois da sua resenha com certeza quero lê-lo. Sabe que adoro elfos né!?? rsrsrs.... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei... Eu pensei logo em você quando terminei de ler esse livro. Imaginei que fosse gostar. Haha

      Beijos.

      Excluir