As GRANDES Aventuras de Daniella - L. L. Alves | #SomosTodosDani

12:18 Helena Dias 8 Comments

Livro: As GRANDES Aventuras de Daniella
Autora: L. L. Alves
Editora: Arwen
Páginas: 242
Ano: 2016
ISBN: 9788568255360

Sinopse: Bom, o que eu tenho a dizer sobre esta história maluca que estou prestes a contar? É simples: vocês não vão acreditar. Sério mesmo. Vai parecer loucura, com minha boca suja, dois pés esquerdos, noites inusitadas e quilinhos a mais (muito mais, mas não vamos entrar em detalhes...). Mas vou fazer o quê? É a verdade. E eu vou contar para vocês porque... Sei lá. Na verdade, eu nem devia estar contando, alguns de vocês vão se chocar.Ainda está aqui? Bom, o risco é todo seu. Prepare-se. 
Ah, é verdade, esqueci de me apresentar (típico). Meu nome é Daniella Fagundes, vinte e oito anos, namoro com o Thiago há dois anos e posso dizer que tudo está mais que perfeito! (xi, exagerei agora, né?). Também adoro comer e sou diferente de qualquer outra mulher que já tenha contado sua história para vocês. Por quê? Porque sou uma daquelas mulheres conhecida como gordinha. Sabe como é? Eles não se referem a mim como a sagaz Daniella ou a superconfiante Daniella. Sou apenas a gordinha do grupo. Sempre tem que ter um, não é?
Bom, é isso aí, acho que deu para entender. Afinal, vocês estão prestes a conhecer as minhas aventuras de autoconhecimento e de... Comece a ler, ué. Não quer perder um segundo, quer?

[Nota Pessoal]

Precisamos falar sobre Daniella!

Daniella Fagundes tem 28 anos, é formada em Administração, é trabalhadora, tem um namorado galã, fala muito palavrão e é meio estabanada. Tudo seria uma eterna maravilha se Daniella não tivesse que conviver com preconceitos diários relacionados ao seu peso e com a queda constante da sua autoestima por consequência de um padrão de beleza imposto pela sociedade. Através de suas aventuras, Dani vai nos mostrar todo seu processo de autoconhecimento, descobertas e muito mais.

Narrado através do ponto de vista da própria Daniella, a leitura é muito gostosa. A autora tem uma escrita simples e muito fluída. Além de deixar a leitura muito mais sutil, L. L. Alves escreve de um jeito super descontraído e divertido. Essa pegada humorística ao narrar as situações pelas quais Dani passa traz uma leveza na medida certa, que se contrasta com as partes mais emotivas, fazendo com que a história não fique densa demais. Esse foi um ponto muito positivo para uma história que fala tanto de autoestima, descobertas e aceitação.

"Mas minha vida não é um filme ou um livro. Não existem “se’s” ou varinhas mágicas para fazer o tempo voltar e tudo ser perfeito. A vida não é assim. A vida, na realidade, é um montinho de cocô. Pois é, acredite em mim. Você pisa na vida e então tem que decidir se é bom ou ruim. Você tem duas escolhas: ficar irritado ou chorar porque tem cocô no seu sapato; ou ficar feliz porque, ao menos, você não escorregou e sujou o resto da roupa, ou o rosto (eca)."
Falando um pouco dos personagens, temos nossa protagonista Daniella, uma mulher que confia pouco em si mesma e tem alguns problemas de autoestima por conta do seu peso. O gostoso de acompanhar as aventuras de Dani é que ela representa vários tipos de mulheres, com suas inúmeras e mais diversas inseguranças. Por isso, ela nos mostra aos poucos como é incrível sermos como somos e como podemos ser muito felizes desse jeito. Sempre com suas amigas, Sabrina e Paula, DaniThiago, o namorado. Ele é advogado e acabou de abrir sua empresa de advocacia, colocando Dani para trabalhar com ele como sua secretária. Sempre mostra como ama a nossa protagonista do jeitinho que ela é, mas com o decorrer de algumas coisas, ele vira um completo BABACAAAAA!!! (Fuu, respira, Helena). Tive muita raiva dele e confesso que ainda tenho um cadinho. Mas vamos abstrair, não é mesmo?!
também encontra muito apoio e incentivo. Achei muito bonita essa amizade entre elas três; é sincera e cheia de amor. São elas que estão ao lado de Dani quando ela tenta superar

Entre muitas venturas e desventuras, Daniella nos fazer quer rir e chorar ao mesmo tempo. Ela nos leva para o seu mundo e nos mostra como é bom viver do seu jeito, sem se preocupar com o que os outros pensam, sem amarras. É realmente lindo ver o amadurecimento de todos os personagens e como eles caminham em direção a um lugar muito melhor dentro deles mesmos. Sim, isso vale para TODOS os personagens. 

"Lembro-me de olhar para os lados, notando muitas crianças no ônibus, e o movimento constante e o barulho de conversa aqui e acolá, e é quando eu grito. Isso mesmo. Daniella Fagundes, a gordinha estranha, grita como uma lunática no ônibus, e começa a rir histericamente. Se você queria mais dicas para comprovar que não sou uma pessoa muito normal, aqui está, caso encerrado."

Quando terminei de ler o livro, fiquei sem palavras. Me identifiquei com a Dani em muitas coisas: inseguranças, medos, aflições, ações e reações.Todos esses sentimentos já passaram (e ainda passam, não negarei) pela minha mente em muitos momentos. E sei que muitas outras pessoas também vão se identificar, não importa a sua identidade de gênero. Poder se enxergar em um personagem e sentir tudo que ele sente é algo imensurável. A trajetória de Dani é colocada de um jeito tão sensível e honesto que é quase impossível não se identificar com um pedacinho sequer dela. A autora consegue nos fazer perceber que não importa como somos por fora porque o nosso interior é lindo. E isso que importa, no final. (#SomosTodosDani). Acho que a única coisa que me incomodou um pouco foi que às vezes achei que Dani estava de muito mimimi. Mas isso não é nada em relação ao livro como um todo. 

Então, é isso gente. Temos uma protagonista gorda e linda. Não, ela não tem "ossos largos". Não, ela não é "cheinha". Dani é gorda, gente. GORDA. GOR-DA. G-O-R-D-A. Não entendeu? Leia de novo. E de novo. E de novo. Leia até compreender que isso não é para ser um insulto, nunca foi. Ser gorda não faz de você uma pessoa feia, muito menos quer dizer que você não tem saúde. Há casos e casos, meus amigos. E se você não entende dessa forma, já digo daqui mesmo que você é exatamente a pessoa que deve ler esse livro. Porque ele, com certeza, vai expandir seus horizontes.


"Mas sabe o que mais? Dane-se. Eu seria feliz, eles querendo ou não. Acho que estava na hora de eu me impor. Talvez eu deva fazer isso mais vezes. Talvez isso tivesse me ajudado em muitas ocasiões. Mas não adianta chorar pelo o que passou, certo?"

Beijos Literários!

8 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar essa leitura! Não conhecia o livro ainda! Super interessei!


    http://www.leiturasecomidinhas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, flor!!! Espero que possa ler as aventuras da Dani em breve e se encantar com ela, assim como eu me encantei.

      Beijos e obrigada pela visita!!
      =D

      Excluir
  2. Gostei das suas impressões Helena e a forma como escreve nos dá uma vontade danada de ler esse livro.
    Bjs doces.

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena,

    Eu li esses dias uma resenha desse livro e fiquei com uma grande vontade de ler, parece muito divertido....ótima resenha....bjsss.


    http://deslumbreacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helena!! Que resenha mais linda! Confesso que fiquei pulando de alegria quando você me contou no inbox a sua impressão do livro, como tinha se identificado <3 Era essa a intenção! Quanto a Dani ficar de mimimi, bom... Eu era muito ela, não tenho como defendê-la hahahaha Tudo que coloquei ali foi como eu me sentia na época: a pior das piores. Mas como a Dani, como você e muitos outros leitores, estamos começando a aprender a nos amar, a nos aceitar e a mandar o resto do mundo para pqp! kkkkk Obrigada por ter me dado essa chance e por ter escrito essa resenha tão linda! ♥ beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Que bom que gostou! E obrigada você por dividir essa história linda com o mundo.
      =D

      Excluir