Minha Opinião # 1 - O Caso dos Dez Negrinhos

15:14 Helena Dias 5 Comments

Nota
Livro: O caso dos dez negrinhos
Autora: Agatha Christie
Sinopse: Em "O caso dos dez negrinhos", Agatha Christie narra a história de dez pessoas com um passado escondido, que se hospedam na Ilha do Negro a convite do misterioso Sr. U. N. Owen. O anfitrião não aparece e, depois de um jantar perfeito, ouve-se uma voz acusando cada um de crimes ocorridos há muito tempo e que estavam apagados na memória de todos. 
O pânico surge e mortes inexplicáveis começam a acontecer. Nos quartos, em forma de quadro, está a sentença dos criminosos: o poema infantil dos Dez Negrinhos. A cada execução desaparece um negrinho de porcelana que enfeitava a mesa de jantar. E aí, quem será o assassino?

Curiosidade: O título causou polêmica nos Estados Unidos, sendo acusado de racismo. Por isso, no mercado norte-americano, ele é conhecido como And then there were none (E não sobrou nenhum).


Minha Opinião: A única coisa que poderia ser indicado como ponto negativo - e que não é culpa da autora - é a tradução feita do livro. Claro que levei em consideração que a obra foi escrita na Inglaterra de 1939, mas, ainda assim, a impressão que eu tive foi de que ou a tradução é MUITO antiga ou o tradutor não sabia muito bem o que estava fazendo.

Enfim, deixando a péssima tradução de lado, gosto do jeito rápido e fácil da escrita de Agatha (que intimidade! rs) e da forma direta com a qual ela chega até o foco da história, sem muita enrolação. A maneira de descrever cenários, situações, pessoas e, principalmente, a mania de sempre matar aquele de quem mais suspeitamos, torna esse livro maravilhoso. Quando o li, fiquei tão envolvida e determinada em querer saber quem era o assassino, que levei menos de dois dias para terminá-lo. Teria lido no mesmo dia, se tivesse mais tempo (o livro não é muito extenso).

Apesar de não conter os métodos nada ortodoxos de Hercule Poirot ou a investigação perspicaz de Miss Marple, ouso dizer que a autora soube muito bem como explorar algo muito íntimo em cada um de nós: o sentimento de culpa. Mesmo que nunca tenha feito nada, a consciência nos acusa de algo secreto - por menor que seja - escondido na nossa personalidade.

5 comentários:

  1. Perfeita descrição! Você ainda vai ser autora de Best-Sellers. Parabéns, tenho muito orgulho de ter você como minha melhor amiga!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a descrição! Parabéns! *-*
    Me empolgou um pouco para ler esse livro, mesmo sabendo que não vou lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, flor.

      Não vai lê-lo? Como assim? rs

      Enfim, é um livro ótimo.

      Bjs

      Excluir
  3. Ahhhh queria muito ler! Mas um dia faço minha coleção da Agatha!

    ResponderExcluir