A Arma Escarlate - Renata Ventura

12:22 Helena Dias 4 Comments

Livro: A Arma Escarlate
Autora: Renata Ventura
Editora: Novo Século







Sinopse: O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é um bruxo.
Jurado de morte pelo chefe do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.

[Nota Pessoal] 

É impossível ler esse livro sem lembrar de Harry Potter. Há inúmeras semelhanças entre o mundo criado por J.K. Rowling e o mundo criado por Renata Ventura: Sub Saara e o Beco Diagonal, a Varinha Escarlate e a Varinha das Varinhas, a Sala Silenciosa e a Sala Precisa, Gislene e Hermione, Abelardo e Malfoy... Porém a cultura britânica e a cultura brasileira são muito diferentes. Dessa maneira, Hugo e Harry SÃO DIFERENTES.

Hugo despertou em mim diversas reações. Ao mesmo tempo que sentia vontade de abraçá-lo e conversar com ele, tinha hora que eu queria entrar no livro e dar uns tapas nele só para ver se ele se ligava. [rs]. Mas, com o tempo, o amadurecimento dele passa a ser muito nítido e, por fim, entendi que ele é uma criança que só queria sobreviver.

Acho que a autora soube colocar muito bem todos os aspectos de um menino revoltado, que teve uma vida de muita dificuldade, em meio época de massacre na favela Santa Marta. E, o melhor: Renata conseguiu me faze sentir cada emoção vivida por Hugo. Acredito que esse seja um dos maiores desafios de um autor, e ela com certeza superou minhas expectativas.

A narrativa é simples e muito bem escrita. Os diálogos são super interessantes e, o que mais curti foi que ela fez questão de escrever os sotaques de cada estado como eles são falados. Adorei isso, gente!! Temas como o uso de drogas, descaso na educação, entre outros problemas, são abordados de forma franca, aberta e sensacional. A autora mostrou o seu ponto de vista e a sua crítica de forma brilhante.

Eu confesso que fiquei meio receosa no começo, mas o livro me surpreendeu bastante. É uma leitura magnífica. Eu recomendo, mas aviso ao leitor que ele deve se desprender de tudo. Apenas abra o livro e leia, sem pensar em possíveis comparações.


Bom, é isso aí!! Espero que tenham gostado e que leiam esse livro lindo!!
Beijos Literários!!



4 comentários:

  1. Oi estou louca para ler um livro dela!!!! E esse parece ser maravilhoso!
    Bjs, me segue eu sigo de volta e comenta nessa resenha por favor ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/a-guerra-dos-fae-criancas-trocadas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom mesmo!! Super aconselho!!
      Vou passar sim no seu blog, flor!!

      Beijos.

      Excluir
  2. se eu fosse vc parava de vez com essa falsidade e dissesse a verdade, pois eu perdôo gente que se engana mas mentiroso não! O vc devia ter dito é que gosta de AAE simplesmente porque foi só o 1º livro nacional fanfic de HP, nada mais e nada menos, e isso é pq vc sente muita saudade de HP e não vê mais opções ao seu redor, e se tem são todos péssimos livros. Eu queria ver se caso aparecesse outro livro fanfic de HP nacional que fizesse uma fama capaz de aparecer em jornais e reportagens se vc não iria mudar de idéia ou caísse na real sobre o que tu disse anteriormente e quem sabe reescrevesse sua resenha e colocasse menos uma ou duas estrelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ANÔNIMO.
      Obrigada pela sua opinião. Todos os tipos de pensamentos são aceitos e respeitados por aqui.

      Beijos.

      Excluir